Emissão Renascença | Ouvir Online
Francisco Sarsfield Cabral
Opinião de Francisco Sarsfield Cabral
A+ / A-

​Candidatura que parece fuga

30 set, 2016 • Opinião de Francisco Sarsfield Cabral


A candidatura de Georgieva também revela a decadência da Comissão Europeia, da qual ela era vice-presidente, com o pelouro do Orçamento comunitário.

A entrada tardia de Kristalina Georgieva na corrida ao lugar de secretário-geral da ONU não é inesperada nem ilegal, face às estranhas regras da nomeação do sucessor de Ban Ki-Moon. Mas, se ela ganhar (o que não é certo), será uma injusta “vitória na secretaria”, que em nada contribuirá para o prestígio da ONU.

Naturalmente que, para nós portugueses, este golpe nada ético nem transparente suscita revolta, porque António Guterres se tinha largamente destacado como o mais provável candidato vencedor. Tanto mais porque na candidatura de Georgieva terá trabalhado longos meses um português, Mário David, que se move no quadro do Partido Popular Europeu.

Mas a candidatura de Georgieva também revela a decadência da Comissão Europeia, da qual ela era vice-presidente, com o pelouro do Orçamento comunitário. Na presente e grave crise da integração europeia a vontade de Georgieva de trocar a Comissão da UE pela ONU parece sobretudo uma fuga. Ainda por cima com a bênção de Juncker, um Presidente com telhados de vidro.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Camilo
    02 out, 2016 estocolmo 04:34
    Os detentores do poder a nivel internacional vao eleger quem muito bem entenderem o resto 'e folclore de entretimento,entediamento e do faz de conta.nao vejo a America,Russia,china,RU, a brincar .A Franca vejo.
  • Alberto
    01 out, 2016 Cascais 00:02
    Mas o Sr. Cabral ainda não percebeu que isso das nações é coisa do passado!?Por muito progressista que seja o Guterres é católico e quem quer um católico para chefiar uma casa da "nova religião" humanitarista. O Vaticano e os seus epígonos portugueses bem tentaram mas creio que o tiro lhes vai sair pela culatra. Seria bom se aprendessem alguma coisa...a luta continua mas ninguém prometeu aos católicos a vitória no mundo a não ser este "vento" modernista que sopra pela cidade das sete colinas mas breve se verá que não é vento soprado pelo Espírito.
  • OLP
    30 set, 2016 Lisboa 12:55
    Com diz o cantor "isto anda tudo ligado"