Emissão Renascença | Ouvir Online
José Luís Nunes Martins
Opinião de José Luís Nunes Martins
A+ / A-

As tragédias por trás dos sorrisos

• Opinião de José Luís Nunes Martins


Vivemos num mundo estranho. Por vezes julgamos que os outros são todos felizes e os únicos desgraçados no mundo somos nós!


A vontade de não desiludir, nem incomodar ninguém, leva-nos a não partilhar as nossas angústias e desesperos. Esboçamos o sorriso que parece ser obrigatório e sofremos sozinhos.

A nossa cultura é uma espécie de ditadura de um otimismo ridículo. Ninguém parece estar disposto a ouvir histórias reais e tristes da boca de outra pessoa. É melhor escutá-las na televisão ou vê-las na internet, onde sempre se pode virar a cara, mudar de canal ou mudar a página e passar a dar atenção a algo mais animador.

Mesmo quando alguém nos pergunta como estamos, nunca devemos responder com honestidade, pois arriscamo-nos a que nos virem as costas de imediato. Desde cedo aprendemos que estas perguntas são feitas, mas não são para serem respondidas.

Há quem tenha muitos amigos só porque nunca os importunou.

Hoje também se dá muito valor àquilo a que chamam criatividade e desobediência. Depois, com hipocrisia, a ninguém se perdoa que vá contra o pensamento da multidão ou que ouse sequer violar uma das leis da opinião geral, que mudam mais depressa do que qualquer outra moda... embora sejam preconceitos mais entranhados do que os piores vícios.

Um resumo simples do que nos é exigido: parecer sempre bem, por pior que nos sintamos; sorriso na cara para agradar a todos e não incomodar ninguém; ser ousado e desobediente, mas apenas de acordo com as normas e inúmeros modelos que existem disso e dos limites da moda do momento.

Face a este contexto, é importante e urgente que tenhamos a coragem de ser autênticos, de sermos homens e mulheres de carne e osso, com alegrias e tristezas, cheios de graças e de desgraças. Dispondo-nos a ser metade de um abraço para os que querem ser como nós: verdadeiros.




(ilustração de Carlos Ribeiro)

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Nazaré Álvaro
    26 set, 2016 Lisboa 14:41
    Ora aí está uma grande verdade, Zé meu grande Mestre! Obrigada por verbalizar essas coisas, com as quais concordo tanto. Beijo grande