Emissão Renascença | Ouvir Online
Ribeiro Cristovão
Opinião de Ribeiro Cristovão
A+ / A-

De cara à banda

07 set, 2016 • Opinião de Ribeiro Cristovão


Não está nada perdido. Naturalmente. Também em Braga, frente à Albânia, iniciámos mal o nosso percurso no recente Europeu.

Foi assim que a nossa selecção regressou a Lisboa na última noite, depois de uma entrada em falso na fase qualificação do próximo Campeonato do Mundo.

E todos, a começar no próprio seleccionador, têm bons motivos para refletir sobre tudo quanto aconteceu em Basileia, e nas consequências que podem advir de uma derrota que teve tanto de indesejada como inesperada.

Não pode dizer-se que há injustiça no desfecho deste jogo de abertura. Pelo contrário.

É verdade que a equipa portuguesa entrou bem no jogo, dando a ideia de que seria capaz de o controlar e comandar até ao derradeiro minuto, mas a partir do primeiro golo helvético, aos 23 minutos, o conjunto escolhido por Fernando Santos não mais se encontrou.

Nem faltas foi capaz de fazer (quatro, apenas, em toda a primeira parte) para assim tentar travar a melhor organização helvética.

No plano defensivo deixámos à vista a maior surpresa. Ou seja, a excelente organização defensiva em que assentou um bom quinhão do sucesso alcançado no campeonato da Europa que vencemos, nunca se viu em todo o jogo do S. Jacob Park, em Basileia. E aí assenta uma das principais razões para que tenhamos perdido frente a uma Suiça com a qual temos uma tradição de mau entendimento há largos anos.

Não está nada perdido. Naturalmente. Também em Braga, frente à Albânia, iniciámos mal o nosso percurso no recente Europeu, e o mesmo terminou como se sabe.

Mas ficaram certamente lições que Fernando Santos vai aproveitar para fazer as mudanças que parecem necessárias.

Não podemos ficar-nos pela desculpa de que nos faltou Cristiano Ronaldo, muito embora reconhecendo que com ele em campo tudo poderia ser diferente.

Os próximos adversários são acessíveis - Andorra, Ilhas Faroe e Letónia.

A partir de agora não pode haver mais equívocos.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • José Rodrigues
    07 set, 2016 Évora 14:05
    As pessoas gostam de se iludir, mas o resultado deste jogo com a Suiça representa o verdadeiro valor da nossa seleção!