Emissão Renascença | Ouvir Online
Francisco Sarsfield Cabral
Opinião de Francisco Sarsfield Cabral
A+ / A-

Os juros americanos e Portugal

29 ago, 2016 • Opinião de Francisco Sarsfield Cabral


Se o BCE continuar a comprar dívida portuguesa, não deverá haver risco para Portugal.

Havia expectativa sobre o que diria a Presidente da Reserva Federal (Fed) no encontro de banqueiros centrais em Jackson Hole, EUA. Janet Yellen disse o previsível: hoje há mais argumentos para a Fed subir o juro de referência, que está baixíssimo (0,5%). Mas não se comprometeu com datas nem com valores.

J. Yellen não esconde o jogo: aguarda para ter mais certezas. A ameaça de deflação e os juros em níveis historicamente baixos colocam os bancos centrais em território desconhecido. Daí as opiniões divergentes, incluindo dentro da própria Fed, sobre o que fazer.

É provável que os juros da Fed subam um pouco ainda no corrente ano. E depois se sucedam subidas graduais, atraindo capital para os EUA. Não parece que haja grande risco de os juros da dívida pública portuguesa se tornarem por isso exorbitantes, desde que o BCE continue a comprá-la (o que se seria inviável caso a agência de rating canadiana colocasse a nossa dívida no “lixo”).

E os juros americanos mais altos valorizarão o câmbio do dólar, ajudando as nossas exportações de bens e serviços para fora da zona euro.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Miguel Botelho
    29 ago, 2016 Lisboa 22:30
    «E os juros americanos mais altos valorizarão o câmbio do dólar, ajudando as nossas exportações de bens e serviços para fora da zona euro»... Lindo, Sr. Sarsfield Cabral. O seu artigo está uma perfeição. Tenho a impressão que todos aqueles americanos que adoram dinheiro vão gostar de ler o seu artigo.
  • Luís Bonifácio
    29 ago, 2016 Benavente 18:11
    Se eu der DROGA a um DROGADO, ele, em principio, não roubará! No entanto não deixrá d ser um DROGADO.
  • Justus
    29 ago, 2016 Espinho 13:59
    BLÁ, BLÀ, BLÁ! O que é que o homem diz?
  • Marco Almeida
    29 ago, 2016 Olhão 13:31
    Mas este homem com 76 anos de idade nunca mais se reforma, só debita negativismo mais nada