Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Em tempo de calor, saiba como proteger-se


Cuide de si e da sua família com os conselhos da Renascença

Com as férias, as viagens e as temperaturas a subir, saiba como prevenir-se. Os cuidados a ter em tempo de verão estão, esta semana, em destaque na Renascença.

Em tempo de calor, saiba como proteger-se a si e aos seus.

- Cuide da sua saúde, hidrate-se.
Num ser humano adulto 52 a 66% do peso do corpo é água. Com a chegada do calor, a hidratação é fundamental. Beba entre 1 litro e meio a 2 litros de água por dia. Consuma leite, sumos, chás, infusões e alimentos ricos em água (sopas, saladas e fruta).
Sabia que na nova Roda dos Alimentos a água está no centro? É essencial para a vida e faz parte de quase todos os alimentos.
Beba água, mesmo que não tenha sede.

- As crianças, os doentes crónicos e as pessoas idosas são especialmente vulneráveis e devem manter-se hidratados, protegidos do calor, em espaços frescos.

Os conselhos da Direção Geral de Saúde, em caso de calor extremo, é para que se mantenha informado relativamente às condições climatéricas para poder adotar os cuidados necessários. Caso seja preciso procure o seu médico ou utilize a linha Saúde 24 (808 24 24 24).

Conheça os sinais/sintomas relativos à desidratação, golpe de calor e outras complicações. Em caso de emergência ligue 112.

- Em caso de calor extremo tenha especial atenção a doentes crónicos, crianças, idosos e pessoas com mobilidade reduzida. Esteja atento às recomendações da Direcção Geral de Saúde: evite estar em zonas de poluição elevada. Sempre que tiver alguma atividade no exterior faça-a acompanhado. Procure locais frescos ou à sombra. Mantenha-se atento e proteja-se se tiver algum problema de saúde. Preocupe-se com os outros e peça-lhes que se preocupem também consigo.

- De férias, de viagem ou a trabalhar, perante o calor extremo há sempre que cuidar da sua saúde.

Se vai sair do país, saiba que vacinas tem que tomar, o que fazer em caso de picadas de insectos e outros animais ou o que colocar na bagagem conforme o seu destino. No site da Direção-Geral da Saúde, na página "Férias e Viagens: cuide da sua saúde”, encontra todas essas informações e ainda os cuidados a ter com os grupos mais vulneráveis da população em caso de calor extremo.


- A ideia é mesmo tentar arrefecer.
Evite que a sua casa aqueça demasiado. Nos horários de maior calor, corra as persianas e portadas. Ao entardecer, quando a temperatura exterior for mais baixa, deixe que o ar circule pela casa. Evite a utilização do forno ou de outros aparelhos que aqueçam a casa. No exterior, evite a exposição direta ao sol, especialmente entre as 11 da manhã e as 5 da tarde. Procure locais à sombra e o mais frescos possível.

- Em pleno Verão, tenha cuidados redobrados com o sol.
Use roupas leves, claras e soltas e não se esqueça do chapéu e dos óculos com proteção contra a radiação UVA e UVB. Sempre que estiver ao ar livre, use protetor solar. Renove a sua aplicação com frequência.
Evite ficar em viaturas expostas ao sol, principalmente nos períodos de maior calor, sobretudo em filas de trânsito e parques de estacionamento. Se o carro não tiver ar condicionado, não feche completamente as janelas. Leve água suficiente para a viagem e, sempre que possível, viaje de noite

Tem mais conselhos e ideias úteis para se proteger do calor? Então, partilhe connosco nos comentários.


Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.