Emissão Renascença | Ouvir Online
José Luís Nunes Martins
Opinião de José Luís Nunes Martins
A+ / A-

​Os fracos não chegam ao céu

• Opinião de José Luís Nunes Martins


A força dos fortes chega-lhes de algo superior à vontade, mas à qual podem ou não dizer que sim. Esta fortaleza é um dom que pressupõe um conjunto de sofrimentos incomuns. Afinal, o céu só se alcança com muita persistência, firmeza e coragem.


Nunca é fácil afrontar perigos e adversidades, vencer duros trabalhos, sofrer dores, desgostos e tormentas. Batalhas que se sucedem e que violentam ainda mais por não darem tréguas para que haja descanso... e sempre de olhos abertos.

Mas nem o dobro da força de todos os tiranos chegará, alguma vez, para vencer a fortaleza da alma de um justo.

Não se julgue que o interior de alguém bom é um paraíso. Antes sim, um teatro de guerras sem fim. Eis porque a constância no coração é tão importante quanto a coragem. Vacila, mas não cede. Desanima, mas não desiste. Sofre, mas não morre... porque partilha com os outros as dores da vida... entregando-se, com sentido, até à morte.

Um forte é e será sempre um forte, enquanto o puder e quiser ser, não importa que se sinta fraco, nem que o tenham abandonado ou sequer que ninguém lhe reconheça a importância. O seu dom é maior do que qualquer outro. Este dom é o amor.

E se poucos são dignos do amor que lhes foi dado e habita em si são, no entanto, os suficientes para que haja esperança e sentido neste mundo.

Quando o mundo assiste – egoísta – sem nada fazer à morte de um destes... é o mundo que perde. A morte de um valente faz desabar a parte do chão que ele antes segurava.

Amar é saber de si somente depois da sua entrega ao outro. É ser firme na fé, mesmo depois de se perderem todas as forças que se gastam.

O amor é a força dos fortes.







((ilustração de Carlos Ribeiro)
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Darlinda Ferreira
    06 ago, 2016 Newark, USA 20:23
    Por falta de discernimento, e por dar ouvidos aos que me aconselhavam a virar as costas ao que me fazia sofrer, eu sentia-me uma fraca por não ter a coragem de o fazer. Graças a Deus, por o Dr José Luís Nunes Martins ter chegado à minha vida através das suas reflexões! Com seus textos aprendi a escutar o meu coração, e a concluir que o que eu pensava ser a minha fraqueza, afinal era a minha força! Este texto diz tudo! Obrigada Dr JLNM por eu me ver retratada nele. (( Quantas vezes as pessoas fazem-nos sofrer, porque elas próprias estão sofrendo por dentro. Quando esse sofrimento transborda, temos que ser fortes, porque é nesses momentos que precisam ser ajudados e não punidos.