Emissão Renascença | Ouvir Online
Francisco Sarsfield Cabral
Opinião de Francisco Sarsfield Cabral
A+ / A-

Os falhanços da “troika"

02 ago, 2016 • Opinião de Francisco Sarsfield Cabral


Apesar dos erros assumidos, o FMI mantém o rumo nos países resgatados.

Tem sido largamente comentado o último exercício de autocrítica do FMI. Este documento, de um organismo interno (mas independente) do próprio FMI, formula críticas arrasadoras à participação do Fundo nos três resgates a países do euro: Grécia, Irlanda e Portugal.

O relatório acusa particularmente alegados erros do FMI na Grécia, mas também aponta alguns em Portugal, como a falta de atenção aos problemas da banca portuguesa.

Não é a primeira vez que o FMI torna públicas autocríticas. Por exemplo, o anterior economista-chefe da instituição, Olivier Blanchard, havia levantado dúvidas sobre as previsões optimistas do FMI. Também a directora do FMI, Christine Lagarde, exprimira reparos a um possível excesso de austeridade.

Só que estas críticas não tiveram eco nas equipes do FMI junto dos países resgatados… Afinal, quem manda no FMI?

Recorde-se que, dos três membros da “troika – Comissão Europeia, BCE e FMI – só este último tinha experiência de resgates financeiros. Ora, se o FMI demonstrou tanta incompetência, bem pior terão sido os outros dois. Lamentável.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Bento Fidalgo
    02 ago, 2016 Agualva 12:41
    É sempre bom podermos tapar a nossa incompetência, ou outras coisas, com a incompetência dos outros. Nós, como é do nosso adn, nunca temos culpa nem erramos. O erro começa precisamente em nós, ao vivermos da dívida, do dinheiro emprestado pelos outros, querermos viver à rico, quando o não somos. Temos direito e merecemos viver com o dinheiro dos outros? Ainda se conseguíssemos pagar! Agora julgarmo-nos deuses e que os outros têm obrigação de produzir e poupar para nos emprestaram! E não nos poderem reclamar o que é deles! Afinal quem somos nós, aliás, quem são os políticos e o estado, porque esses é que têm direito e merecem, os outros somos trampa para esgoto. O fmi, que também não são flor que se cheire, tiveram, ao menos, personalidade para reconhecer que erraram, coisa que os nossos deuses jamais irão admitir. O legado que deixam aos filhos e netos é dívida. Eles merecem receber e gozar! Os filhos e netos herdam a obrigação de pagar, e com juros!!!!
  • alvaro quintana
    02 ago, 2016 Aveiro 10:20
    Quem o viu e quem o vê!!!! Então o FMI e a troyca já nem sempre têm razão, senhor cabral?
  • Manuel Duarte
    02 ago, 2016 SETUBAL 09:44
    O fmi nao falhou quem falhou fomos nos que deixamos alguns politicos conduzir o pais ao estado de falencia