Emissão Renascença | Ouvir Online
Ribeiro Cristovão
Opinião de Ribeiro Cristovão
A+ / A-

​Dia de despedidas

28 jun, 2016 • Opinião de Ribeiro Cristovão


Lionel Messi disse adeus à selecção da Argentina e no Campeonato da Europa continuaram as saídas.

Foi autenticamente uma segunda-feira de despedidas. Bem cedo, ainda mal tinham soado as primeiras horas do dia, já Lionel Messi fazia eco da sua renúncia à selecção da Argentina, batida pelo Chile pela segunda vez consecutiva na final da Copa América, e ele –Messi- abatido por tão rotundo como inesperado fracasso.

De imediato se começaram a ouvir vozes que, em jeito de apelo, manifestavam a sua incredulidade por decisão tão imprevista como indesejável do astro argentino.

Até entre nós, alguns habituais apaniguados de Messi, não raras vezes para assim afrontar Cristiano Ronaldo, não evitaram as primeiras lágrimas de uma despedida que para já parece irreversível.

No Campeonato da Europa continuaram as despedidas deste começo de semana.

Primeiro a Espanha, a anunciar o fim de um ciclo, depois dos galardões recebidos em recentes Europeus e Mundiais, a despedir-se de França por força de uma indiscutível derrota frente à Itália que provou, durante todo o jogo, a sua superioridade e candidatura séria ao título que será decidido no próximo dia 10 de Julho.

Depois, a eliminação da Inglaterra perante a selecção surpresa deste Euro, a Islândia.

O fado inglês voltou aos seus tons mais pungentes, após participações sem história em campeonatos anteriores, confirmando que a sua Premiership só tem tanta qualidade porque servida de muitos dos melhores jogadores de outros países.

Como consequência dos resultados já vistos também prosseguiu a habitual debandada de treinadores.

Roy Hodgson ficou com o destino traçado depois de exibições tão descoloridas dos ingleses quanto os resultados que lhes corresponderam.

Vicente Del Bosque será certamente a saída que se segue. A sua margem de erro está esgotada, pelo que nas eliminatórias do próximo Mundial a Roja já terá à frente um comandante diferente.

Mas as feridas deste Europeu não se ficarão por aqui.

Aguardemos pelos próximos dias.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.