Emissão Renascença | Ouvir Online
Francisco Sarsfield Cabral
Opinião de Francisco Sarsfield Cabral
A+ / A-

​Um passo para paz na Colômbia

24 jun, 2016 • Opinião de Francisco Sarsfield Cabral


É preciso que o governo e os guerrilheiros das FARC cumpram o que acordaram. E falta ainda definir algumas medidas delicadas. Falta, sobretudo, ratificar o acordo assinado.

Os problemas europeus e também os nacionais (que, em parte, se sobrepõem), além do futebol, têm naturalmente absorvido a nossa atenção. Mas vale a pena reparar no acordo de cessar-fogo “definitivo” ontem firmado em Havana entre o governo da Colômbia e os guerrilheiros das FARC.

Este acordo deverá pôr fim a mais de 50 anos de um conflito sangrento na Colômbia, único país da América Latina onde ainda persistem guerrilhas. Este conflito provocou 220 mil mortos e 5 milhões de deslocados. O acordo é um passo importante no sentido da paz.

Mas nem tudo está resolvido. É preciso que ambas as partes cumpram o que acordaram. E falta ainda definir algumas medidas delicadas. Falta, sobretudo, ratificar o acordo assinado. Os colombianos estão divididos sobre ele e deverão pronunciar-se, provavelmente em referendo ou através de uma assembleia constituinte.

Por outro lado, além das FARC, há na Colômbia um outro grupo de guerrilheiros, embora mais pequeno. Este grupo não aceita negociar um cessar-fogo. Por isso a paz está mais próxima, mas ainda não é uma realidade plena na Colômbia.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.