Emissão Renascença | Ouvir Online
José Luís Nunes Martins
Opinião de José Luís Nunes Martins
A+ / A-

​A alegria é paz que transborda

• Opinião de José Luís Nunes Martins


A alegria é uma bondade que se quer partilhar. Depende da capacidade de cada um de nós se desprender do que nos impede de voar. Sim, a alma voa. Mesmo. Se não a aprisionarmos em preocupações inúteis que se devem ignorar ou esquecer, ainda que, por vezes, com bastante sacrifício.


Só há alegria quando aprendemos a não nos entristecer com dores do passado, a seguirmos adiante apesar dos obstáculos do presente e quando temos mais fé do que ansiedade em relação ao futuro dos nossos sonhos... a alegria é sem tempo, está acima do tempo.


É uma condição essencial do verdadeiro contentamento que se estejam a vencer as guerras. Interiores e exteriores. E vencer, por vezes, é apenas lutar... qualquer que seja o resultado. A alegria supõe uma paz de espírito. Sem paz, não há alegria.


As pessoas que não invejam o que os outros possuem, e que vivem contentes com o que são, têm paz e, portanto, alegria. Ao contrário daquelas que, mesmo tendo muito, acham que é sempre pouco, porque maior é a sua ambição, ou avareza, ou ânsia de poder…


A alegria nasce da paz, é um silêncio íntimo de quem luta na mais importante das guerras... é a vontade de partilhar o mais precioso de todos os bens: a felicidade autêntica.


A alegria não é o entusiamo do início… só há verdadeira alegria no fim.




Ilustração de Carlos Ribeiro

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Manuela
    13 jun, 2016 Lisboa - Portugal 22:58
    Gostei do que li! mas pela sua cara José Luís, onde está o seu sorriso? Eu sempre tenho dito: que "um sorriso, vale mais que mil palavras". Vejo nos seus olhos que algo o preocupa! e quer transmitir aos outros, aquilo que gostava que fosse, mas que não consegue que seja! Isso na Psicologia quer dizer, que você, se preocupa mais com os outros, do que consigo próprio! Sorria criatura de Deus! você é lindo por dentro! e para se ser bonito por fora, é preciso sorrir!!! Deus também sorri, através do sol! sabia? se não experimente: de manhã quando abrir os estores da sua casa, se for um dia sombrio, olhe para o céu e peça a Deus, que lhe envie um sorriso! espere um pouco, que logo vê o sol beijar sua face! nem que seja só por uns segundos! mas esse sorriso, toca-lhe! e fica mais alegre! mais Feliz! por isso a alegria de se ser Feliz, é tudo aquilo que você disse, José Luís! mas ainda lhe falta, o seu sorriso! :)
  • Fátima Bordalo Caiad
    13 jun, 2016 Vale de Cambra 11:09
    Lindo, essa alegria ...que bom, dás-nos uma paz de espírito e tão desejada, assim soubessem partilhar essa alegria...seria tão bom.
  • Cristina Madeira
    10 jun, 2016 Barcarena 10:21
    ohhhh a alegria...que bom.