Emissão Renascença | Ouvir Online
Francisco Sarsfield Cabral
Opinião de Francisco Sarsfield Cabral
A+ / A-

Um acordo falhado

31 mai, 2016 • Opinião de Francisco Sarsfield Cabral


A União Europeia viu-se obrigada a recorrer à Turquia na gestão da crise dos refugiados, mas impôs condições. Ancara chegou a ameaçar não cumprir.

Incapaz de um consenso sobre a crise dos refugiados, a UE, impulsionada pela Alemanha, fez um acordo com a Turquia. Este país controlaria a vaga de emigrantes ilegais no mar Egeu, enviando para a UE apenas emigrantes legais.

Em contrapartida, a UE pagaria uma soma substancial à Turquia, recomeçaria as negociações de adesão interrompidas há anos e permitiria a entrada de turcos no espaço comunitário sem exigir vistos.

Mas estas contrapartidas são condicionadas à protecção dos direitos humanos na Turquia (onde se multiplicam as prisões de jornalistas, os ataques aos curdos, a islamização, etc.).

Ora, a Turquia, que há anos se empenhou em aderir à UE (e por isso aboliu a pena de morte, por exemplo) caminha agora para um Estado autocrático.

O Presidente Erdogan ameaçou não ratificar o acordo, recusando-se a alterar as suas leis antiterrorismo, inaceitáveis para os valores europeus. E a UE resiste a permitir aos turcos entrarem sem vistos no território comunitário.

Este acordo não irá longe. Mas, entretanto, a Europa comunitária pôs em causa alguns dos seus valores essenciais.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.