Emissão Renascença | Ouvir Online
Princípio e Fim
A+ / A-
Arquivo
Princípio e Fim (28/02/16) - Dar as mãos por quem mais precisa

Dar as mãos por quem mais precisa

28 fev, 2016


A Associação “Mãos Unidas – Padre Damião”, e os projectos sociais com que há 18 anos ajuda os mais carenciados, estiveram em destaque no programa desta semana. Falámos ainda do Festival “Terras sem Sombra”, da biografia da irmã Lúcia, escrita para os mais pequenos, e de um novo livro em que o Papa responde a perguntas de crianças de todo o mundo.

A Associação “Mãos Unidas - Padre Damião” está a celebrar 18 anos, e quer assinalar o aniversário com 18 novos projectos. São iniciativas de âmbito social e humanitário para implementar ao longo de 2016.

Criada para ajudar a combater doenças endémicas, como a lepra e a tuberculose, a instituição sempre se preocupou com os mais desprotegidos da sociedade, como os deficientes e todas as pessoas em situação de risco social. Conversámos com o director desta IPSS, Francisco Penha, e fomos ver como funciona um dos projectos que a própria associação considera “exemplar”, o Centro Alimentar Padre Damião, de Carregal do Sal.

Em destaque no programa esteve o “Terras sem Sombra”, o Festival de Música Sacra do Baixo Alentejo abriu este sábado com um concerto em Almodôvar. Vai prolongar-se até Julho.

Conversámos com o director do Festival, José António Falcão, sobre esta iniciativa organizada pela diocese de Beja para promover e valorizar o seu património histórico e religioso, mas que se preocupa também com a salvaguarda da biodiversidade da região. E ficámos a saber que essa vertente até despertou a curiosidade dos especialistas internacionais consultados pelo Papa para a elaboração da encíclica ‘Laudato Si’.

A caminho do centenário das aparições falámos da biografia oficial da irmã Lúcia direccionada para crianças. “Lúcia – a vida da Pastorinha de Fátima” foi publicada pela editora Lucerna. Depois de uma primeira apresentação, a 13 de Fevereiro (a data em que a religiosa Carmelita morreu), vai estar nas livrarias de todo o país em Março. A autora é Thereza Ameal que veio falar-nos do desafio que foi escrever esta obra, que espera ajude “miúdos e graúdos” a conhecerem melhor a irmã Lúcia e a mensagem de Fátima.

Em Itália foi lançado um novo livro com respostas do Papa a perguntas feitas por crianças. “Querido Papa Francisco” reúne as respostas do Papa a centenas de cartas que recebeu de crianças de todo o mundo, dos 6 aos 13 anos. Perguntas tudo menos fáceis, disse à Renascença o padre Antonio Spadaro, o sacerdote jesuíta responsável por esta edição.

O livro foi lançado na última quinta-feira, em Roma, será publicado em vários países a 1 de Março. Ainda não se sabe quando chegará a Portugal.

Atento ao drama dos refugiados, o Papa saudou este Domingo a ajuda que tem sido dada pela Grécia e por outros países, mas renovou o apelo à união de esforços da comunidade internacional.

A primeira Jornada Diocesana da Comunicação, no Patriarcado de Lisboa, e o projecto “MusiCristo”, que ali foi apresentado, foram outros temas do programa cuja crónica teve a assinatura do padre Tiago Freitas, responsável pelo departamento de comunicação da Arquidiocese de Braga.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.