Emissão Renascença | Ouvir Online
Ribeiro Cristovão
Opinião de Ribeiro Cristovão
A+ / A-

Mau prenúncio

08 out, 2015 • Opinião de Ribeiro Cristovão


Com efeito, a comitiva sérvia foi ontem recebida em Tirana com visíveis manifestações de violência, tendo sido apedrejado o autocarro que transportou os jogadores do aeroporto até ao hotel.

Todos temos memória do que aconteceu em Outubro do ano passado, no decorrer do jogo que, em Sarajevo, opôs a Sérvia à Albânia, em mais uma jornada da fase de apuramento para o Europeu do próximo ano.

Nessa altura, Stefan Mitrovic desencadeou uma verdadeira batalha campal ao puxar uma bandeira da Albânia que estava a ser transportada por um drone.

Em consequência destes incidentes, e numa actuação muito rápida, a UEFA foi dura e teve uma decisão verdadeiramente salomónica, atribuindo derrota às duas selecções, a qual viria mais tarde a ser alterada pelo TAS, com a Sérvia a sofrer sózinha todas as consequências dos desmandos registados.

A partir daí, os sérvios ficaram afastados da luta por um dos lugares que dão acesso ao campeonato do próximo ano, juntando-se à Arménia que será a outra selecção não apurada no grupo a que pertence também Portugal.

O foco de todas as preocupações continuou, no entanto, a incidir sobre o desafio que hoje terá lugar em território albanês, e que transcende aspectos meramente desportivos.

E há já sinais que não deixam de constituir um mau prenúncio.

Com efeito, a comitiva sérvia foi ontem recebida em Tirana com visíveis manifestações de violência, tendo sido apedrejado o autocarro que transportou os jogadores do aeroporto até ao hotel.

Apesar de estarem mobilizados cerca de dois mil polícias para garantirem a segurança, é difícil prever como tudo vai passar-se, sobretudo até à hora do jogo e na longa e complicada viagem até Elbasan, que dista 50 quilómetros de Tirana.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.