Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Taça de Portugal

Derlei, que não esquece aquele dérbi de 2008, tem uma previsão: "Vai ser um jogo bem jogado e com três ou quatro golos"

29 fev, 2024 - 12:45 • Rui Viegas

Esta noite joga-se, em Alvalade, a primeira mão da semifinal da Taça de Portugal entre Sporting e Benfica, dois clubes que o antigo avançado.

A+ / A-

O dérbi que mais guarda na lembrança foi precisamente numa meia-final da Taça de Portugal, tal e qual como se joga esta noite, em Alvalade. Derlei, um daqueles especiais jogadores que atuaram pelos três grandes do nosso futebol, marcou nesse 5-3 para o Sporting, mas o que valoriza foi o regresso de uma longa paragem. Quanto ao dérbi desta quinta-feira (20h45), a primeira mão das 'meias' da Taça de Portugal, o antigo avançado prevê um jogo bem jogado e com três ou quatro golos.

Vem aí mais um grande dérbi entre Benfica e Sporting. Neste momento, o que se pode antever deste jogo?
Olhando para o momento das equipas, acredito que será um grande jogo. Apesar de ser a primeira mão e de não definir nada, acredito que será um grande jogo. O Benfica vem de um vitória muito bem conseguida, muito bem montada, e o Sporting, apesar de ter empatado em Vila do Conde, mostrou mais uma vez que é uma equipa que faz muitos golos e que tem um ataque poderoso. Acredito que será um jogo muito bem jogado e que vai haver no mínimo três golos, três ou quatro. Os dois ataques são muito fortes e estão num bom momento.

É um jogo sem favoritos?
Sim, com certeza. Quando se trata do factor casa, é evidente que é sempre importante, jogar a favor dos adeptos, nem vou falar da motivação extra. Os adeptos ajudam. Toda a gente sabe disso. Dentro de campo, são 11 contra 11, mas os adeptos, com o trabalho que fazem na bancada, acabam por influenciar o lado emocional dos atletas e da equipa de arbitragem. O ambiente do futebol tem dessas coisas. O Sporting tem mostrado o melhor futebol. O Benfica começou bem, depois teve ali um momento mais difícil e os adeptos até chegaram a contestar o treinador. Aos poucos, acabaram por perceber que é o melhor treinador para o Benfica neste momento. O Roger Schmidt tem dado continuidade ao grande trabalho que fez na época passada.

Se tivéssemos de fazer um cartaz deste jogo, Gyökeres e Rafa seriam as duas caras, certo?
Poderia ser, sim. O Gyökeres tem realmente feito uma época espectacular, muito acima da média. Do lado do Benfica, o Rafa tem feito uma época espectacular, como fez outras épocas com a camisola do Benfica. E não só: o João Mário tem feito um trabalho espectacular, o Arthur Cabral, que chegou há pouco, tem trabalhado bem. O Di María pode decidir uma partida e não só. Com o que já fez ao longo da carreira, ainda é figura de cartaz deste Benfica, que também tem lá o David Neres. O Sporting também tem [grandes figuras]. O Pedro Gonçalves é um jogador que gosto muito, de muita movimentação.

Enfim, acho que vai ser um grande jogo. Acredito que o Sporting tem apresentado um futebol melhor, tem estado mais consistente ao longo da época, é fruto de um trabalho de longo prazo do Rúben Amorim. Ele teve menos trabalho para mexer na equipa, enquanto o Roger teve um pouquinho mais de trabalho. Por isso ,acredito que o Sporting leva um pouco de vantagem, por jogar em casa e por ter um conjunto a jogar há muito mais tempo, é natural que o treinador tenha mais conhecimento que o rival.

O Derlei teve o privilégio de jogar nos três grande sde Portugal. Há algum dérbi que lhe tenha ficado na memória?
Houve um dérbi da meia-final da Taça [em abril de 2008], que era apenas uma partida. Eu estava no Sporting e estava voltando de uma lesão longa, foi uma paragem de sete meses, estava a assistir à partida no banco de reservas. Acabámos por vencer 5-3. Foi um jogo espectacular, muito aberto, principalmente na segunda parte. Tenho-o na memória por causa disso. Eu consegui marcar um golo, mas a questão tem muito mais a ver com o regresso, com o poder voltar a fazer o que mais gosto e amo ao mais alto nível. Um jogo desse nível é um privilégio para poucos. Eu tive esse privilégio de voltar de uma lesão num jogo tão importante como esse.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+