Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Pratos da Vista Alegre alusivos ao Natal em exposição pela primeira vez

22 dez, 2023 - 15:00 • Liliana Carona com redação

Exposição pioneira surgiu de um colecionador privado e é complementada com informação sobre as obras que inspiraram os desenhos dos pratos.

A+ / A-
Exposição pratos de Natal da Vista Alegre - Jornalista Liliana Carona

“Natal em Porcelana, inspirações e criações” é o nome da exposição de pratos da Vista Alegre que está patente até 15 de janeiro na ExpoEcclesia, na Guarda.

“Temos uma exposição para festejar aquele que está para nascer, o nosso Menino Jesus. Esta exposição surgiu de um colecionador que é detentor dos 52 pratos que são editados desde 1971 até 2023 e que se disponibilizou para os mostrar pela primeira vez aqui na ExpoEcclesia”, salientou à Renascença Joana Pereira, historiadora de arte e museóloga da diocese da Guarda.

A exposição pioneira, que surgiu de um colecionador privado, é complementada com informação sobre as obras que inspiraram os desenhos dos pratos. E por isso se designa: “Natal em Porcelana, inspirações e criações”.

O primeiro prato é datado de 1971. “O prato nº.1, o mestre Palmiro Peixe cria o desenho em 1971 a partir do azulejo de Gabriel del Barco, que se encontra na Capela de Nossa Senhora de Penha de França, na Vista Alegre, em Ílhavo”, aponta Joana Pereira, logo à entrada da exposição.


De forma a conhecer melhor esta coleção, quer nas reproduções dos desenhos criados pelos mestres da Fábrica de Porcelana Vista Alegre, quer nas reproduções de pinturas de mestres portugueses, Joana Pereira explica que “seria importante complementar com a apresentação das reproduções que estiveram na base da realização destes pratos. Nos anos 70, todos os pratos da Vista Alegre foram pintados com base em desenhos criados pelos mestres de pintura da fábrica de porcelana”, conclui.

Desde 1971 que a Vista Alegre marca anualmente o nascimento do Menino Jesus com a edição, limitada, de pratos com temática natalícia, nascidos do traço criativo dos grandes mestres da pintura da fábrica ou inspirados em obras de artistas nacionais e internacionais.

Reproduções fiéis de artistas nacionais e estrangeiros

Os pratos editados ao longo da década de 80 reproduzem, com fidelidade, pormenores ou mesmo a imagem integral de obras de temática religiosa, de diversos artistas nacionais, como a “Adoração dos Magos” e a “Adoração dos Pastores”, pintadas por Gregório Lopes, no século XVI, propriedade do Museu Nacional de Arte Antiga.



A partir de 1989 até 2000, os pratos de Natal Vista Alegre passaram a ser decorados com reproduções fiéis de obras de artistas estrangeiros. São exemplo o prato de 1992, decorado com um desenho do quadro “A Virgem e o Menino de Botticelli e a “Virgem da Almofada Verde”, de Andreia Solario. Mais recentemente, as pinturas nascem do traço criativo de designers nacionais e internacionais.

A exposição “Natal em Porcelana, inspirações e criações” encontra-se distribuída em 2 pisos da ExpoEcclesia. No piso 1, encontram-se expostos os pratos de Natal dos anos 70, 80 e 90 e, na mezzanine, os realizados na atualidade.

A exposição, com entrada gratuita, pode ser vista até ao dia 15 de janeiro, das 10h ao 12h30 e das 14 às 18h.

Presépio enriquece exposição

No espaço ExpoEcclesia, está também patente o presépio elaborado pelo Instituto Social Cristão Pina Ferraz.

Segundo Joana Pereira, a iniciativa acontece já há quatro anos.

Trata-se do "'Presépio jornada de fé pela Diocese da Guarda’, em que o senhor Bispo convida uma IPSS da nossa diocese para realizar um presépio, desafiando a utilizar as matérias primas. Este ano, é o Instituto Social Cristão Pina Ferraz, sedeado em Penamacor, fundado em 1952”.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+