Emissão Renascença | Ouvir Online
Francisco Sarsfield Cabral
Opinião de Francisco Sarsfield Cabral
A+ / A-

​Os EUA e a tragédia de Gaza

06 mar, 2024 • Opinião de Francisco Sarsfield Cabral


A incapacidade de a administração Biden conseguir moderar o entusiasmo bélico de Israel em Gaza começa a ter efeitos negativos na campanha para a reeleição do presidente americano. Entretanto, Benny Gantz, um israelita, opositor moderado de Netanyahu, visitou Washington, onde se encontrou com líderes políticos americanos.

A tão aguardada trégua na mortandade em curso em Gaza parecia ir acontecer. O Hamas e Israel teriam chegado a acordo sobre os "pontos básicos" para uma trégua de 40 dias. 40 reféns israelitas seriam libertados em troca de 404 prisioneiros palestinianos que se encontram nas prisões israelitas. Mas, até à hora de enviar para a Renascença este artigo, aquelas notícias não tinham sido confirmadas.

Apesar do trágico ataque do exército israelita a camiões de ajuda humanitária (mais de cem mortos), Netanyahu não apresenta qualquer proposta credível para limitar os terríveis efeitos das suas operações militares em Gaza. Ou seja, os objetivos militares de Israel não atendem ao respeito pelos direitos humanos.

Entretanto, os Estados Unidos juntaram-se ao lançamento de ajuda humanitária – bens alimentares, medicamentos, etc. – a partir do ar sobre a martirizada população de Gaza. Mas, dizem os peritos, lançar comida de aviões é caro e ineficaz.

No entanto, a Joe Biden interessava mostrar aos americanos, através da televisão, que a sua administração está a fazer qualquer coisa para apoiar a população de Gaza. É que a reeleição de Biden está a ser afetada pelo insucesso dos esforços dos EUA para levar Israel a moderar o seu entusiasmo bélico em Gaza.

Também é significativo do incómodo na Casa Branca com os métodos de Netanyahu o facto de Benny Gantz, um israelita, opositor moderado de Netanyahu, que faz parte do executivo de guerra, ter agora visitado Washington, onde se encontrou com líderes políticos americanos.

“Tem de haver um cessar-fogo imediato” na Faixa de Gaza, afirmou a vice-presidente dos EUA, Kamala Harris, que acrescentou: “o Governo israelita tem de fazer mais para aumentar de forma significativa o fluxo de ajuda. Não há desculpas”. De notar que Benny Gantz não pediu autorização a Netanyahu para se deslocar a Washington nem para ter conversações com importantes figuras da administração Biden.

Em Israel cresce o descontentamento com as políticas de Netanyahu. As sondagens mostram que Gantz poderia ter apoio popular suficiente para se tornar primeiro ministro se agora houvesse eleições. Uma possibilidade que Netanyahu tudo fará para que não se concretize.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • segunda tentativa
    06 mar, 2024 lisboa 18:27
    Sr jornalista: civis palestinianos também entraram em Israel a 7 de Outubro, mataram, torturaram e raptaram civis israelitas. Sabe? Não sabe e devia saber? ou sabe mas finge não saber? Por que razão devemos priorizar os direitos humanos de quem iniciou a ofensiva em detrimento dos direitos humanos das vitimas que foram levadas para o matadouro? No dia em que entregarem todos os reféns, serei a primeira a condenar os ataques de Israel. Enquanto existirem reféns, inclusive bebés e crianças, não tenho um pingo de condescendência para com criminosos. Os únicos palestinianos inocentes são as crianças. De resto, não tenhamos ilusões e muito menos sejamos hipócritas!