Emissão Renascença | Ouvir Online
Espaço do Consumidor
Um espaço para responder a todas as dúvidas dos consumidores (terças e quintas, depois das 11h15)
A+ / A-
Arquivo
Espaço do Consumidor - Cancelamentos na TAP - 12/04/2018

Espaço do Consumidor

Foi afetado pelos cancelamentos da TAP? Pode receber até 600 euros

12 abr, 2018 • Fátima Casanova


As compensações podem variar entre 125 euros e 600 euros por passageiro.

Desde há várias semanas que a TAP está a cancelar dezenas de voos. A transportadora aérea alega motivos operacionais, justificação que para a associação de defesa do consumidor Deco confere o direito aos passageiros de pedirem uma indemnização.

A Deco sustenta que se trata de um assunto de organização da própria empresa em termos de horas de trabalho e também de escassez de tripulação.

Também a AirHelp, empresa especializada na defesa dos direitos dos passageiros aéreos, diz que, caso a TAP não tenha avisado os passageiros com 14 dias de antecedência, estes podem ser elegíveis para receber uma compensação.

No entanto, mesmo que tenha informado com menos de 14 dias de antecedência, a companhia pode evitar ter de pagar compensações, se propuser um voo alternativo, que respeite os seguintes critérios:

- Se a transportadora avisar entre 7 a 13 dias: deve propor voo alternativo com partida até duas horas antes e a chegar menos de quatro horas após o voo original;

- Se a transportadora avisar com menos de sete dias: deve propor voo alternativo com partida até uma hora antes e a chegar menos de duas horas após o voo original.

Valor das compensações: as compensações podem variar entre 125 euros e 600 euros por passageiro, consoante a distância do voo e o número de horas em atraso na chegada.

Prazo para reclamar: todas as compensações podem ser reivindicadas num prazo de três anos após a ocorrência da perturbação.

O que deve fazer se o seu voo for cancelado:

No aeroporto, deve ir ao balcão da TAP para conhecer a proposta alternativa.

Caso a proposta não vá ao encontro das suas necessidades, pode reclamar na página online da TAP, onde encontra um formulário com campos de preenchimento obrigatório.

Também pode recorrer à AirHelp para verificarpara verificar se a sua situação é elegível para receber uma compensação por parte da TAP.

A empresa disponibiliza também uma app gratuita que permite aos passageiros verificarem, logo no aeroporto, se o seu voo é elegível para uma compensação. Basta fazer “scan” ao cartão de embarque e proceder à reclamação através da app da AirHelp.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.