Emissão Renascença | Ouvir Online
O Mundo em Três Dimensões
Números que contam histórias de segunda a sexta-feira (05h40, 17h50 e 21h05).
A+ / A-
Arquivo
O Mundo em Três Dimensões - Quantos gramas de ADN tem o corpo humano?  11/04/2018

Quantos gramas de ADN tem o corpo humano?

11 abr, 2018 • André Rodrigues , Paulo Teixeira (sonorização)


Cientistas dizem que temos dois metros de ADN no núcleo de cada célula. E o corpo humano tem mais de 30 biliões de células.

Quando pensamos que temos resposta para tudo, a vida encarrega-se de mudar todas as perguntas. E isto leva-nos àquela famosa frase de um filósofo grego - que partilha o nome com um ex-primeiro ministro-português.

"Só sei que nada sei". Que é também a resposta mais fácil que alguém dá quando não percebe nada do que lhe foi perguntado.

Só que todas as perguntas podem ser respondidas. E cada resposta traz novas questões o conhecimento que acumulamos ao longo da vida expande o universo de tudo aquilo que ignoramos.

E vem isto a propósito da pergunta para hoje. Quantos gramas de ADN tem o corpo humano?

Há quem tenha tentado responder, só que esta é daquelas que só uma balança de alta precisão conseguiria determinar.

Mais exata parece ser a estimativa da quantidade de informação que é possível armazenar nesse tal grama de sequencia genética: 215 mil terabytes num só grama de ADN, de acordo com os estudos mais recentes.

Agora pense. Um disco externo de apenas dois terabytes pode armazenar mais de 400 filmes de alta definição. Ou seja, um grama apenas do seu ADN, seria capaz de armazenar qualquer coisa como 43 mil filmes.

Até onde é que isto nos leva? Ninguém sabe ao certo. De tão grande, torna-se difícil de quantificar.

Cada núcleo de uma célula humana tem 46 cromossomas e cada cromossoma tem 2 cromatídeos. Portanto, 46 x 2 dá 92 que é o número de ADN's no núcleo de uma célula.

Os cientistas dizem que temos dois metros de ADN no núcleo de cada célula. E o corpo humano tem mais de 30 biliões de células. O que significa que dentro de nós temos mais de 60 mil milhões de metros de material genético.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.