Emissão Renascença | Ouvir Online
Conversas Cruzadas
Programa sobre a atualidade que passa ao domingo, às 12h00.
A+ / A-
Arquivo
Conversas Cruzadas - Cativações do Orçamento do Estado - 08/04/2018

Conversas Cruzadas

“Cativações transformam OE em grave farsa”, diz Luís Aguiar-Conraria

08 abr, 2018 • José Bastos


Nuno Botelho, Carvalho da Silva e Luís Aguiar-Conraria debatem o Programa de Estabilidade, a dias de ser aprovado em Conselho de Ministros e de dar entrada no Parlamento, na próxima sexta-feira, dia 13.

As cativações transformam os Orçamentos do Estado numa grave farsa. A tese é do professor universitário Luis Aguiar-Conraria. “Desde que Centeno é ministro das Finanças, já vimos que os orçamentos são uma farsa”, aponta.

“Uma farsa grave, porque uma coisa é dizerem às pessoas 'olhe, você vai ter menos 10% de dinheiro para gerir' – e eu já estive nessa situação porque já fui vice-presidente da escola, agora já não sou e até posso falar mais à vontade. Eu sabia que tinha menos 10% para gastar e comecei a contactar todos os fornecedores e renegociar preços e muitos baixaram preços e noutros casos cancelei encomendas, por exemplo de bases de dados. Fiz isso no início do ano. Professores de alunos foram avisados e sabiam com o que contar”, conta.

“O que Centeno faz é uma farsa: finge que existe dinheiro para as pessoas que gerem os seus orçamentos com base nessas verbas e, depois, no fim, Centeno não liberta o dinheiro”, acusa Luís Aguiar-Conraria.

“No meu caso, se eu fosse vice-presidente nestas condições, de repente, ia ter bases de dados cortadas a meio do ano letivo, porque não as conseguia pagar.

Enquanto Mário Centeno não esclarecer isto e anunciar alterações à sua política de cativações nada há a comentar. E isto, de certa forma, é um comentário. O Orçamento é o que quiserem. O Bloco e o PCP ponham lá o que quiserem, tripliquem as verbas para a cultura, para a investigação e para tudo. Depois no final Centeno corta o que tem a cortar para atingir a meta”, conclui o professor da Universidade do Minho.

O jurista Nuno Botelho também é crítico das opções de gestão do Ministério das Finanças. “É evidente que falta dinheiro para investimento, falta para a educação, falta para a saúde e falta dinheiro para a manutenção nestas áreas. E quando há capacidade reivindicativa, quando se vai para a rua – e bem, porque acho que o direito à reivindicação é totalmente legítimo – quando isso acontece aparece o dinheiro. Centeno resolve. É tipo Cristiano Ronaldo. Deve ser o lado Cristiano Ronaldo de Centeno”, ironiza o presidente da Associação Comercial do Porto.

Já o sociólogo Manuel Carvalho da Silva sustenta que o documento deve definir prioridades de desenvolvimento sem comprometer a gestão responsável dos fundos públicos.

“Espero que, em torno deste debate do Programa de Estabilidade, se coloque o foco em aspetos que têm a ver com o desenvolvimento da sociedade portuguesa. E quanto à distribuição da riqueza importa observar onde há bloqueios e grandes bloqueios. O que digo é: há cativações estão objetivamente a estrangular ângulos muito sensíveis para o desenvolvimento da sociedade, na saúde, educação, ciência e outras áreas onde é preciso ter outra atitude. E uma atitude que não deve desproteger a preocupação com o controlo e boa gestão do dinheiro público”, afirma o professor da Universidade de Coimbra.

O Programa de Estabilidade é aprovado esta semana em Conselho de Ministros e será entregue na Assembleia da República no dia 13, para ser debatido no dia 24. O CDS quer mesmo forçar a votação para que BE e PCP assumam a defesa do documento que terá de chegar a Bruxelas até ao dia 30 de abril.

Outro dos temas em debate no Conversas Cruzadas deste domingo é a situação no Brasil, depois do cerco judicial ao antigo Presidente Luís Inácio Lula da Silva.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • João Lopes
    08 abr, 2018 Viseu 21:59
    Centeno é o ministro enganador e malabarista das cativações...
  • Cidadao
    08 abr, 2018 Lisboa 14:22
    Só quem anda a dormir e/ou não sabe fazer contas, é que acha que a "austeridade" acabou. Deixaram-se embalar pela retórica da "devolução de rendimentos" - o que aliás foi uma medida da mais elementar justiça, depois do verdadeiro crime de confisco durante os 4,5 anos da tenebrosa noite PSD-CDS- mas imediatamente apareceram uma multidão de taxas e taxinhas, acompanhadas da famosas "cativações" que arrasaram Escolas, SNS, Forças Armadas e Defesa Civil. Só não destruiram Bancos altamente deficitários, para esses os nossos impostos continuam a ser a tábua de Salvação.