Emissão Renascença | Ouvir Online
Jacinto Lucas Pires-Henrique Raposo
Um escritor, dramaturgo e cineasta e um “proletário do teclado” e cronista. Discordam profundamente na maior parte dos temas.
A+ / A-
Arquivo
Henrique Raposo-Jacinto Lucas Pires - Prisão de Puigdemont - 26/03/2018

Catalunha. "Prisão de Puigdemont foi uma surpresa"

26 mar, 2018


Henrique Raposo e Jacinto Lucas Pires debateram a prisão do ex-líder catalão e também falaram dos líderes do Governo que foram limpar as matas.

Henrique Raposo e Jacinto Lucas Pires debateram a detenção do ex-líder da Catalunha, Carles Puigdemont, na Alemanha. Outro tema em discussão foi a participação dos membros do Governo na limpeza das matas.

Sobre a prisão de Puigdemont, Henrique Raposo admitiu que "foi uma supresa" e considera que "a estratégia demasiado agressiva Rajoy também faz pouco sentido". Para o comentador, mais do que analisar os separatismos regionais espanhóis, é preciso falar da questão a nível europeu - não só em Espanha, mas também em Itália.

Jacinto Lucas Pires, por seu lado, defende que os separatismos na Europa não são todos iguais e que dá um exemplo: a Liga Norte italiana é contra a União Europeia, ao contrário dos indendentistas catalães.

A situação na Catalunha foi o o principal tema do debate desta quarta-feira, no programa Carla Rocha - Manhã da Renascença. Lucas Pires afirma que a questão já se tornou um "problema da Europa", sobretudo por causa da "criminalização política que está a acontecer" referindo-se aos presos políticos que foram detidos pelo Governo espanhol. E fala na necessidade de Madrid "abrir a porta para a negociação".

Henrique Raposo também defende se "abra a porta a um acordo", que deve passar por uma transição da Espanha para um Estado Federal, "de jure", ou seja, na lei.

Sobre a participação de líderes do Governo na limpeza das matas, Lucas Pires diz que o "exemplo é de louvar", mas que daqui para a frente é preciso dar ajuda na limpeza dos terrenos às pessoas que dela precisam.

Henrique Raposo considera que foi "um momento de 'marketing' político" e o que é preciso é "ter coragem de resolver o problema do interior", e dá como exemplo de uma solução possível, a introdução de um "choque fiscal" - uma redução de impostos para quem se instale em regiões afastadas do litoral.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • dionisio
    26 mar, 2018 mortagua 15:50
    Desde 1640 que façao catala independentista tenta a sua chance ,então eram mortos agora são presos ,representam menos de 50% da população.Em caso de guerra Catalunha sucumbe ao primeiro confronto e terá os seus martires.A limpeza matas é um caso paradigmático de uma lei PS- 2006 alegadamente inconstitucional e abusiva.A limpeza deverá ser totalmente da responsabilidade do Estado por razoes múltiplas ,racionais e de ação estado de direito e não do saque.REN-EDP ocupam limpam.Estado ocupa e manda limpar privados.