Emissão Renascença | Ouvir Online
Jacinto Lucas Pires-Henrique Raposo
Um escritor, dramaturgo e cineasta e um “proletário do teclado” e cronista. Discordam profundamente na maior parte dos temas.
A+ / A-
Arquivo
Henrique Raposo-Jacinto Lucas Pires - Ainda o PSD e como tratar os médicos  (21/02/2018)

Tratar ou não o médico por doutor. "Acho isso um disparate. Devia discutir-se o valor da ciência"

21 fev, 2018


Os dois comentadores da Renascença estiveram à conversa também sobre o "ruído" em torno dos vice-presidentes dos PSD Salavador Malheiro e Elina Fraga.

Henrique Raposo considera "um perfeito disparate" o debate que a Ordem dos Médicos quer lançar sobre a forma como os doentes se devem dirigir aos clínicos. Para este comentador da Renascença, há assuntos mais sérios no sector, como por exemplo "a quebra da autoridade da ciência na medicina".

Raposo refere-se em concreto à homeopatia e a medicina chinesa que, segundo ele, o "Parlamento e os ministros da saúde têm legitimado e isso é uma fraude".

"A homeopatia e a medicina chinesa não são ciência, não são medicina”, afirma, acrescentando que “pode existir no mercado mas o Estado não lhe pode chamar medicina”.

Sobre este assunto, Jacinto Lucas Pires manifestou ser da opinião que esta iniciativa da Ordem dos Médicos "é uma provocação anti-governo".

Neste debate houve tempo ainda para olhar novamente o PSD, nomeadamente as polémicas que têm surgido em torno da vice-presidente do partido escolhida por Rui Rio e ex-bastonária da Ordem dos Advogados Elina Fraga. Henrique Raposo considera que "se o ruído continuar", Elina Fraga não tem condições para continuar no cargo.

"Mas mais importante do que as alegadas irregularidades na Ordem dos Advogados, tem a ver com a degradação e a ruina do próprio discurso político e público que esta personagem representa”, acrescenta Henrique Raposo, considerando que Elina Fraga "contribui para um populismo que vai contaminando tudo e todos”.

Na mesma linha, Jacinto Lucas Pires, reconhece que este "não é um bom começo" e questiona a escolha de Rio.

"Porque é que Rui Rio foi buscar esta figura para a vice-presidência do PSD? Não se vê aqui nenhum trunfo político, não é propriamente uma visionária que, venha com ela diz, venha de fora do sistema abalar o próprio sistema. Não se percebe o que é que Rui Rio e o PSD tem a ganhar com esta escolha", remata.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.