Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Alterações climáticas estão ligadas à transformação da economia, diz professor

23 nov, 2017 - 00:45 • Sandra Afonso

Jan Fagerberg, da Universidade de Oslo, deixou este aviso durante encontro europeu anual de PME's, em Tallin, na Estónia.

A+ / A-

A Europa precisa de políticas coordenadas que retirem o velho continente da estagnação económica e que respondam às alterações climáticas. Para o professor Jan Fagerberg, da Universidade de Oslo, estes são os dois grandes desafios que se colocam aos europeus e não há tempo a perder.

As alterações climáticas vieram acelerar a necessidade de transformar a economia. Os dois problemas estão relacionados, refere.

Este economista alerta ainda para o caminho que nos trouxe até aqui, o que explica a estagnação. Diferentes respostas e capacidades numa Europa a várias velocidades para responder à globalização. Os efeitos assimétricos da integração europeia e a ausência de uma política coordenada para a moeda única, que conduziu à austeridade e ao desemprego.

Tendo este cenário em mente, chegou a altura de perguntar como vamos retirar os países do sul, como Portugal e Espanha, da armadilha do baixo crescimento e do desemprego?

Jan Fagerberg deixa ainda outra pergunta: estamos mesmo no bom caminho? Segundo este professor, a solução passa por descer as emissões de CO2 e para isso temos de transformar radicalmente a economia: apostar na energia renovável em toda a Europa, a nova renovação tecnológica, acrescenta o especialista, que defende ainda um programa europeu para o crescimento sustentável.

As declarações foram feitas durante o encontro europeu anual de PME's, em Tallin, na Estónia. Uma iniciativa que decorre até sexta-feira.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+