Emissão Renascença | Ouvir Online
Francisco Sarsfield Cabral
Opinião de Francisco Sarsfield Cabral
A+ / A-

Putin avança, Trump recua

13 dez, 2017 • Opinião de Francisco Sarsfield Cabral


O afastamento dos EUA em relação ao Médio Oriente facilita a entrada de Putin na região.

Putin foi à Síria festejar a vitória. E anunciou que irá começar a retirada de grande parte dos militares russos que ajudaram Bashar-al-Assad a manter-se no poder.

Claro que Putin fala em ter “derrotado os terroristas”, o que só em parte é verdade (no caso do “Estado Islâmico”). Entretanto, a Rússia manterá duas bases militares na Síria, que a qualquer momento poderão ser reactivadas.

Assad não hesitou em usar armas químicas contra a sua própria população. Devia ser preso e julgado. Mas Putin manteve-o, porque ele contribuiu para que a Rússia se tenha tornado um país influente nos inúmeros conflitos do Médio Oriente.

Trump faz o movimento inverso. A decisão de transferir a embaixada dos EUA de Telavive para Jerusalém impede Washington de desempenhar qualquer papel de medianeiro no conflito israelo-palestinano. E ter tomado claramente o lado dos sunitas (Arábia Saudita) contra os xiitas (Irão) corta a possibilidade de Trump assumir um papel diplomático positivo neste outro conflito grave que assola o Médio Oriente.

Mas tudo isso pouco importa ao ainda Presidente dos EUA. Ele está virado para dentro. E interessa-lhe, sobretudo, desviar as atenções dos americanos do caso das ligações aos russos na campanha eleitoral e, também, das acusações de assédio sexual que recentemente se multiplicaram.

A declaração sobre Jerusalém serviu para esse desvio de atenções. E o anúncio da construção de uma base na Lua, para futuras viagens a Marte, também. Trump cada vez mais se parece com Kim Jong-un. O mundo está, realmente, muito perigoso.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Diogo
    14 dez, 2017 Lisboa 11:06
    Mais um brilhante exercício de manipulação. Assad é culpado de ter gaseado o seu povo. Nenhuma prova, claro. Basta enumerar um acto para o mesmo ter acontecido sem que ninguém pôr em causa (Rui Cardoso, do “Courrier International” também utiliza idênticos argumentos pífios). A 4 de Maio deste ano, os telejornais anunciavam mais um “vergonhoso” ataque de Assad contra o seu povo com gás sarin. Nas imagens vemos supostos enfermeiros (serão os famigerados capacetes brancos do player George Soros?), a mexer em diversos corpos – curioso é nenhum usar luvas de protecção. Ora o gás sarin, estimada em 500 vezes mais tóxico do que o cianeto, ataca as vías respiratórias e pele daqueles que estão em zonas de acção do gás. Chegam mesmo a tirar as máscaras no local quando são preciso vários dias para o gás desaparecer. Podia até não ser muito grave, se toda isto tudo não revelasse um manto subtil de hipocrisias e cinismo. Afinal, como repetidamente as grandes nações, democráticas ou não, nos têm ensinado, o problema não é infringir os princípios éticos, o problema é ser-se apanhado. Nada que preocupe Sarsfield Cabral: a União Europeia acaba de aprovar a neutralidade da internet, o quer dizer que vamos comer às colheradas as habituais manipulações da Sociedade do Espectáculo; as outras são para bloquear e censurar. Daqui a tempos falece Chomsky e bloqueiam de vez o Reseau Voltaire. Nessa altura, ninguém poderá pôr em causa as brilhantes narrativas do poder do qual SC faz parte.
  • pedro miguel
    13 dez, 2017 19:25
    a sua narrativa, mesmo que seja a dominante, nem por isso é menos infantil. Concretamente, a repetiçao de que assad bombardeou a sua populaçao. Nao é sério, portanto a sua credibilidade depaupera. Nenhum governante no mundo , nem salazar, bombardeou a sua propria populaçao. Salazar bombardeou ( e queimou ) mas onde , no dizer do salazar, estava o inimigo ou sustentaçao do inimigo. --- Assim sendo, como podemos acompanhar o seu raciocinio de que o mundo esta perigoso ?!
  • Frederico
    13 dez, 2017 Lisboa 18:08
    Ao sr nuno que comentou este artigo de opiniao> Nao sei se o que e mais triste e a sua visao do assunto ou a sua falta de cultura e educacao. Espero que um dia saiba alguma coisa sobre este e outros assuntos....
  • Nuno
    13 dez, 2017 Porto 12:56
    O mundo está de facto cada vez mais perigoso. E de cada vez que FSC escreve sobre o nítido ódio à Rússia e Putin, fica cada vez pior. Esse neo-conversadorismo tresanda...continua a focar nas palermices cor-de-rosa de Trump, as ‘supostas teóricas influências eleitorais russas’...enfim, um insulto a qualquer pessoa que saiba fazer um puzzle de 10 peças mental. FSC continua na senda de Sadam Hussein, Gadafi, etc. Acha que o mundo não aprende com os erros e esta ‘derrota’ na Síria é-lhe muito difícil de engolir, como a qualquer neo-conservador patológico. Os Russos estão de parabéns, completaram a sua missão na Síria e impediram a jogada americana na Síria. Chore FSC.