O Mundo em Três Dimensões
Números que contam histórias de segunda a sexta-feira (05h40, 17h50 e 21h05).
A+ / A-
Arquivo
O Mundo em Três Dimensões - Turismo - 12/12/2017

O Mundo em Três Dimensões

Portugal é o segundo país europeu onde o turismo mais contribui para a economia

12 dez, 2017 • André Rodrigues , Paulo Teixeira (sonorização)


O Instituto Nacional de Estatística confirma que 37% dos novos emprego criados no terceiro trimestre do ano provêm dos sectores do alojamento e da restauração. Cerca de 53 mil novos postos de trabalho.

Na fase de balanços do ano, uma coisa parece certa: 2017 foi definitivamente o ano do turismo português. Ou, pelo menos, o ano da confirmação. O país acaba de ser eleito como melhor destino turístico do mundo pelo World Travel Awards e torna-se o primeiro país europeu a conseguir essa distinção.

A criação de emprego na hotelaria e na restauração são a consequência deste desempenho de excelência. O Instituto Nacional de Estatística (INE) confirma que 37% dos novos emprego criados no terceiro trimestre do ano provêm dos sectores do alojamento e da restauração.

É uma tendência que tem sido seguida nos últimos dois anos.

Hotéis e restaurantes criaram um terço do emprego no país. E no último trimestre deste ano, havia já 346 mil pessoas empregadas em alojamento e restauração.

No ano passado, o turismo acrescentou 11,5 mil milhões de euros ao Produto Interno Bruto. Sete por cento da economia nacional.

Portugal é o segundo país da Europa onde o turismo tem maior relevância para a economia nacional.

Apenas ultrapassado por Malta. Neste pequeno arquipélago mediterrânico com cerca de 420 mil habitantes, o consumo dos turistas supera os 17% do Produto Interno Bruto.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • se for o primeiro
    13 dez, 2017 lx 12:49
    melhor para nós!...Não vem daí mal nenhum, antes pelo contrario!