Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

50 anos do PS.

Costa homenageia Mário Soares, o socialista que "transcendeu em muito o PS"

19 abr, 2023 - 13:21 • Susana Madureira Martins , Teresa Paula Costa

No dia em que PS assinala 50 anos, António Costa diz que com "grande lucidez, determinação e muitas vezes, enorme incompreensão", Mário Soares transcendeu o partido.

A+ / A-

O secretário-geral do PS disse nesta quarta-feira que Mário Soares foi o primeiro-ministro socialista que enfrentou mais crises políticas como as que o seu executivo enfrenta atualmente, com ameaças reiteradas de dissolução do Parlamento.

No dia em que se assinalam os 50 anos do Partido Socialista, António Costa prestou homenagem ao fundador do partido, no cemitério dos Prazeres, em Lisboa, onde está o jazigo da família Soares e elencou os desafios que o antigo primeiro-ministro enfrentou no arranque da democracia.

“Foi de todos os primeiros-ministros do PS aquele que teve de enfrentar tempos mais difíceis”, como “os tempos de consolidação da democracia, os tempos da aprendizagem do funcionamento do novo sistema político e os tempos de gravíssimas crises económicas e financeiras”. Tempos que, afirmou Costa, “enfrentou sempre com grande lucidez, grande terminação e muitas vezes, enorme incompreensão”.

António Costa lembrou que dos três governos liderados por Mário Soares, “um caiu, por chumbo de um voto de confiança na Assembleia da República, outro por dissolução pelo presidente da República e um terceiro por, a poucos dias de estar assinado o tratado de adesão de Portugal à União Europeia, o partido parceiro de coligação - o PPD - ter resolvido retirar o apoio ao Governo, provocando a queda desse Governo.”

“Mas a verdade é que Mário Soares transcendeu em muito o PS e transcendeu em muito a sua própria ação enquanto primeiro-ministro”, acrescentou o atual primeiro-ministro.

António Costa surgiu acompanhado de todo o estado maior do PS, com o presidente socialista Carlos César ao lado e ainda os ministros das Finanças - Fernando Medina e do Ambiente - Duarte Cordeiro - e a ex-ministra da Saúde, Marta Temido, atual líder da concelhia do partido em Lisboa.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+