Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Vem aí o Guarda Wine Fest!

06 jul, 2023 - 17:09

A+ / A-
Do programa fazem parte as novidades das regiões da Beira Interior, Dão e Douro, provas com produtores, enólogos e sommeliers, showcookings pelos chefes Hernâni Ermida e Paulo Cardoso, degustações e muita música ao vivo com o jazz em destaque. Nesta edição do Guarda Wine Fest não perca ainda uma fantástica wine party animada pelo DJ Pedro Simões.


Três Denominações de Origem num só Distrito:

O Guarda Wine Fest é um evento único de promoção de vinhos e deste território, de paisagens, gentes e cultura singular. As três Denominações de Origem - DO - convivem no distrito da Guarda e encontram-se na base de muitos dos mais entusiasmantes vinhos portugueses, que vão estar à prova no certame.

Organizado pelo Município da Guarda e pela Comissão Vitivinícola Regional da Beira Interior (CVRBI), o Guarda Wine Fest reúne nesta sua segunda edição mais de 50 produtores de vinho da Beira Interior, do Douro e do Dão. E merece a sua visita!


Conversas sobre Vinho:

Aprofunde os seus conhecimentos sobre o mundo vinícola através das “Conversas sobre Vinho” guiadas por três especialistas: Rodolfo Tristão, Tiago Macena e Tiago Marques.

“Vinhos de Verão do Distrito da Guarda” é o tema da primeira sessão a realizar por Tiago Macena, enólogo, no dia 14 de julho, às 19h30. No dia 15 serão promovidas duas conversas com Rodolfo Tristão, Sommelier e Crítico de Vinhos, uma às 17h30, focada no “Dão, o field blend de clássicos e descoberta dos monovarietais”, e outra, às 19h30, centrada no tema “Douro, Brancos de altitude e tintos elegantes para dias quentes”. No terceiro e último dia, 16 de julho será organizada a sessão “Beira Interior - Diversidade e Terroir”, às 17h15, com Tiago Marques, Formador WSET. A finalizar, às 21h00, o público será desafiado a refletir sobre a sustentabilidade na sessão «Wine Lees - a economia circular no setor vitivinícola - reutilização dos subprodutos as “borras”», guiada por Mariana Saavedra Silva, Carlos Pinto, Marcelo Sequeira, José Lemos e Estevan Carballo.


Degustações e Showcookings:

A gastronomia também será cabeça de cartaz ao longo destes três dias. Além de contar com três espaços de restauração em funcionamento durante o evento, com propostas desenvolvidas para apresentar a harmonização da gastronomia com o vinho, o Guarda Wine Fest vai contar com a participação de dois conceituados chefes de cozinha, que irão protagonizar sessões de showcooking. No dia 15 de julho, às 18h30, será organizado um Showcooking com o Chefe Hernâni Ermida, Consultor e presença habitual em programas de televisão, e no dia 16, pelas 19h30, uma sessão com o Chefe Paulo Cardoso, Formador no IGEP e no Instituto de Gouveia e na Escola Profissional.


Animação e muita música com uma “Wine Party”:

O primeiro concerto será com Luís Serra - Musical Sensations, às 17h30, com Luis Serra, no saxofone, seguido pela atuação de The Lucky Duckies, às 21h30. Mais tarde, a partir das 23h00, o DJ Pedro Simões anima o evento com a Wine Party. No dia 15 de julho a Moustache Brass Band atua às 15h30 e, às 16h30, terá lugar a receção às Confrarias Báquicas, Gastronómicas e Enogastronómicas pelo presidente da Câmara nos Paços do Concelho, com posterior desfile até à Praça Luís de Camões e passagem pelo Guarda Wine Fest. Num registo intimista, Jéssica Pina - nome que integra o Guarda In Jazz, também a decorrer por estes dias na mais alta cidade do país - subirá ao palco às 21h30, na voz e no trompete, acompanhada por Giovanni Barbieri, no teclado, e Eron Gabriel, na bateria. A Wine Party voltará a animar a Alameda de Santo André, a partir das 23h00, novamente com o DJ Pedro Simões, da RFM. No último dia, 16 de julho, atuarão os Luis Serra - Musical Sensations, às 16h00, com Luis Serra, no saxofone, e Alberto Rodrigues, ao piano secundados por SOLARIS com o Grupo de Cantares da Arrifana, também integrado no Guarda in Jazz, às 18h00, com João Vaz Pinto, no saxofone, Aurélien Viera Lino, no piano, Pedro Teixeira, baixo, e André Mota, na bateria.


A visita de 12 Sommeliers:

O programa integra ainda a visita de 12 Sommeliers nacionais ao evento e um tour pela região da Beira Interior.


ENTRADAS:

O Guarda Wine Fest tem entrada livre, ficando a participação nas atividades do programa sujeita aos lugares disponíveis. As provas de vinho nos diferentes expositores só serão possíveis com a aquisição do copo oficial de provas. Os produtores presentes que o pretendam também poderão vender produtos aos visitantes.


PROGRAMA:


14 de julho

17h30 Música
Luis Serra – Musical Sensations

18h00 Abertura do Evento

19h30 Conversas sobre o Vinho

Vinhos de Verão do Distrito da Guarda
Tiago Macena, Enólogo

21h30 Música

The Lucky Duckies

23h00 Wine Party

DJ Pedro Simões


15 de julho

15h30 Música
Moustache Brass Band

16h30 Receção a Confrarias Báquicas, Gastronómicas e Enogastronómicas

pelo presidente da Câmara nos Paços do Concelho, com desfile até à
Praça Luis de Camões e passagem pelo Guarda Wine Fest

17h30 Conversas sobre o Vinho

Dão, o field blend de clássicos e descoberta dos monovarietais
Rodolfo Tristão, Sommelier e Crítico de Vinhos

18h30 Showcooking

Chefe Hernâni Ermida
Consultor e presença habitual em programas de televisão

19h30 Conversas sobre o Vinho

Douro, Brancos de altitude e tintos elegantes para dias quentes
Rodolfo Tristão, Sommelier e Crítico de Vinhos

21h30 Guarda In Jazz

Jéssica Pina
Jéssica Pina - Trompete
Giovanni Barbieri - Teclado
Eron Gabriel - Bateria

23h00 Wine Party

DJ Pedro Simões


16 de julho
16h00 Música
Luis Serra – Musical Sensations
Luis Serra - Saxofone
Alberto Rodrigues - Piano

17h15 Conversas sobre o Vinho

Beira Interior - Diversidade e Terroir
Tiago Marques, Formador WSET

18h00 Guarda In Jazz

SOLARIS com Grupo de Cantares da Arrifana
João Vaz Pinto - Saxofone
Aurélien Viera Lino - Piano
Pedro Teixeira - Baixo
André Mota - Bateria

19h30 Showcooking

Chefe Paulo Cardoso
Formador no IGEP, Instituto de Gouveia, Escola Profissional

21h00 Wine Lees

Economia circular no sector vitivinícola - reutilização dos subprodutos as “borras”
Mariana Saavedra Silva, Carlos Pinto, Marcelo Sequeira, José Lemos, Estevan Carballo


Não perca: de 14 a 16 de julho, na Alameda de Santo André, na Guarda.

Uma organização do Município da Guarda e da Comissão Vitivinícola Regional da Beira Interior.

Produção: Essência Company


Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+