França

Um voluntário do teste da Bial recebeu alta hospitalar

França

Um voluntário do teste da Bial recebeu alta hospitalar

Tempo
|
Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

19 jan, 2016 - 22:13

Farmacêutica portuguesa garante que foram suspensos os estudos da molécula que tem um efeito anti-inflamatório, sedação e vasodilatação.

A+ / A-

Permanecem internados quatro voluntários que se submeteram a um ensaio clinico da Bial que acabou por vitimar uma pessoa no passado dia 11 de Janeiro.

Em comunicado, a empresa farmacêutica esclarece que estão em curso várias investigações ao caso e garante que os estudos da molécula que tem um efeito anti inflamatório, sedação e vasodilatação foram suspensos.

A Bial garante que não existe nesta altura qualquer ensaio em curso com a molécula experimental que causou a morte a um voluntário.

A empresa portuguesa lamenta a morte de uma pessoa e garante estar a acompanhar em permanência o estado de saúde dos restantes cinco voluntários. Um deles já regressou a casa, outros dois foram transferidos para hospitais das suas áreas de residência e mantêm-se internados no hospital universitário Rennes outros dois voluntários.

O laboratório diz que todos apresentam um quadro clínico positivo.

A Bial esclarece que o ensaio incluiu um total 116 voluntários. 84 deles tomaram o mesmo composto, não tendo apresentado qualquer efeito secundário grave ou moderado.

Os resultados obtidos em estudos pré-clínicos demonstraram um perfil de segurança e tolerabilidade que abriu portas a aprovação do ensaio de fase 1, sublinha.

A empresa garante que mal tomou conhecimento da ocorrência adversa num paciente, decidiu suspender imediatamente a medicação a todos os participantes no ensaio clínico.

Uma equipa da Bial permanece em Rennes a colaborar com as entidades envolvidas no apuramento das causas que estiveram na origem desta situação.

A empresa garante que só avança nos testes depois de estarem totalmente apuradas todas as causas deste incidente.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+