O projeto de conclusão do Palácio Nacional da Ajuda, em Lisboa, foi apresentado esta sexta-feira, que vai receber a exposição permanente do Tesouro Real.

As obras já começaram em fevereiro e deverão estar concluídas no primeiro trimestre de 2020. Ao todo, vão ser aplicados 21 milhões de euros, quando numa fase inicial, o projeto rondava os 15 milhões.

O aumento de seis milhões é justificado com a reformulação do projeto. Foram adicionadas infraestruturas e apostou-se, ainda mais, na segurança, não tivesse o Tesouro Real um valor incalculável.

Ao todo, os 21 milhões de euros são para terminar o que o ministro da Cultura, Luís Castro Mendes, disse ser um projeto “amaldiçoado” que ficou por concluir há cerca de 200 anos.

“Dizia-se que este Palácio da Ajuda jamais seria terminado por causa da maldição do arquiteto. Nós vamos superar a maldição do arquiteto por que temos um bom arquiteto e há uma vontade política do Governo e da Câmara de Lisboa, que entenderam juntar esforços”, declarou o governante.

Dos 21 milhões de euros que vão ser aplicados nas obras, cinco milhões são provenientes do Turismo de Lisboa e quatro vêm do Ministério da Cultura.

Castro Mendes explica que a verba é oriunda do seguro que foi entregue ao Estado pelo roubo de joias da coroa portuguesa, na Holanda.

A Câmara de Lisboa apoia o projeto com 12 milhões de euros. O autarca Fernando Medina destaca o facto de a verba ser proveniente das receitas do turismo.

“É o primeiro projeto que tem financiamento do fundo de desenvolvimento turístico da cidade, das receitas provenientes do turismo. Tem este caráter emblemático por isso. Este projeto também se realiza porque o turismo, as receitas do turismo e as decisões políticas de criação deste fundo permitem financiar este projeto”, refere Fernando Medina.

No caso da Câmara de Lisboa, entre outras participações, a reconversão da calçada da Ajuda, para a qual dá a fachada poente do Palácio, que será finalmente concluída.

No terceiro andar, uma caixa forte irá expor o valioso Tesouro Real, que inclui as Joias da Coroa e do Tesouro de Ourivesaria.