A embaixada do Reino Unido na Jordânia nomeou um “diplocat”, um gato que acumula responsabilidades diplomáticas com o cargo de caçador oficial de ratos.

O felino preto e branco, que anteriormente vivia num abrigo para animais, recebeu o nome de “Lawrence de Abdoun”.

A escolha é uma homenagem a T.E. Lawrence, um militar britânico que lutou ao lado dos árabes contra o império Otomano, durante a I Guerra Mundial. Abdoun é uma referência ao bairro onde está instalada a embaixada.

A partir de Amã, Lawrence reporta directamente as suas actividades a Palmerston, o gato do Ministério dos Negócios Estrangeiros de Londres.

Palmerston é um fenómeno de popularidade e tem quase 60 mil seguidores na rede social Twitter, onde dá a cara pela conta @DiploMog.

Lawrence também já abriu conta no Twitter. Até esta terça-feira, tinha 3.778 seguidores naquela rede social.

O objectivo da brincadeira, explica a vice-embaixadora, Laura Dauban, é divulgar as actividades da representação diplomática e mostrar ao mundo o dia-a-dia neste país.

“Através do Twitter do Lawrence tentamos mostrar um lado diferente do Líbano, como é verdadeiramente, um país pacífico e próspero, que os turistas britânicos devem visitar”, refere Laura Dauban, em declarações à agência Reuters.

A conta @LawrenceDipCat tem chamado à atenção de muita gente, mas isso também já trouxe alguns dissabores ao gato felpudo.

“Ele ficou um pouco chateado porque algumas pessoas disseram que ele parecia um bocado gordo na sua última mensagem. Ele já começou a fazer exercício”, conta a vice-embaixadora.