A entrada no Castelo de São Jorge e nos outros monumentos da cidade de Lisboa vai passar a ser gratuita aos domingos e feriados, entre as 10h00 e as 14h00.

A medida entrou em vigor no dia 14 de Agosto. O objectivo é alargar aos equipamentos municipais a reposição da gratuitidade no acesso aos monumentos nacionais, a vigorar desde 2 de Julho.

A mudança aplica-se a “apenas aos residentes nacionais”, esclareceu à Renascença a EGEAC, empresa municipal responsável pela gestão dos equipamentos culturais.

Até agora, a entrada no Castelo de São Jorge era gratuita só para os cidadãos residentes no concelho de Lisboa. O Padrão dos Descobrimentos tinha entrada paga todos os dias. E os restantes museus municipais já eram de entrada gratuita para todos aos domingos de manhã.

Para poderem usufruir das condições especiais, os visitantes precisam de apresentar um comprovativo de morada.

A proposta de alteração foi apresentada pelos vereadores do PCP da Câmara de Lisboa e aprovada por unanimidade na reunião da autarquia de 28 de Julho.

“Aquilo que foi aprovado na Assembleia da República diz respeito aos monumentos nacionais. Não aos de âmbito municipal. E, portanto, faz todo o sentido que estas questões de âmbito municipal tenham o mesmo seguimento e o mesmo tratamento”, disse à Renascença Carlos Moura, vereador do PCP.

Na opinião do vereador, os museus e monumentos municipais “deveriam ser até de acesso gratuito durante todo o dia”, aos domingos e feriados.