O cantautor Paco Bandeira gravou um vídeo de protesto contra os downloads ilegais, em que aparece aos comandos de um cilindro compressor a destruir 50 mil discos.

A acção aconteceu em Sintra, foi registada pelo projecto "online" Saloia TV em Setembro de 2015, mas está agora a tornar-se viral na internet, através das imagens com declarações de Paco Bandeira e narração de Guilherme Leite.

O autor de temas emblemáticos como “Ó Elvas” ou “Ternura dos 40” protesta contra os downloads ilegais, as estações de rádio e as Finanças.

“Isto é o resultado da internet, da reprografia pirata. É o que os outros fazem à música. Isto é o resultado do reflexo que a música tem em Portugal e, então, temos que acabar com ela assim, porque agora toda a gente tira da internet, faz cópias piratas”, afirma Paco Bandeira.

“Um dia destes explico-vos melhor. Estamos a passar a música portuguesa a cilindro, que é na maior parte dos casos aquilo que, se calhar, muitas estações de rádio que nós pagamos fazem: é passar a música a cilindro”, lamenta o artista.

Na mensagem de texto que acompanha o vídeo publicado nas redes sociais é explicado que Paco Bandeira queria oferecer os CD a países africanos de língua portuguesa, mas “como primeiro obstáculo encontrou a ‘amiga’ Finanças que lhe queria cobrar valores astronómicos”.

[Notícia corrigida. Acrescentado que o vídeo é de 2015]