É o maior "jackpot" do ano, até ver, e entra para o top-15 dos maiores "jackpots" de sempre no Euromilhões: 129 milhões de euros. A hipótese de acertar, todavia, mantém-se: é de 1 em 117 milhões.

A Renascença pediu um conselho ao apresentador do programa “Isto é Matemática”, da SIC. O matemático Rogério Martins começa por sugerir “evitar chaves que sejam muito chegadas”.

“É uma coisa que eu faria, tentaria procurar uma chave pouco usual. Tirar uma chave à sorte de um sítio qualquer seria a forma mais fiável de conseguir uma chave que pouca gente jogue”, observa.

E acrescenta: “se há alguma coisa que tenho a aconselhar é isso, escolherem chaves pouco usuais que não sejam datas de nascimento, não sejam datas especiais, que não sejam números que tenham visto em algum lado. Isso pode ser uma pequeníssima vantagem”, revela.

Mas Rogério Martins deixa a ressalva: “se gostam mesmo de jogar com uma data de nascimento e se acreditam que aquela é a chave que vai ser vencedora, pois joguem e não se preocupem mais com isso”.

O primeiro prémio em jogo de 129 milhões é o maior do ano, mas o maior valor de sempre foi de 190 milhões e o boletim vencedor foi registado em Castelo Branco, em 2014. Em Portugal, se sair a apenas a um apostador, 20% é para o Estado.