O presidente do Sporting, Bruno de Carvalho, vai manter-se na liderança do clube.

A assembleia-geral dos leões deu vitórias esmagadoras à direção do clube de Alvalade nos três pontos que estavam em discussão.

Na alínea dos estatutos, a proposta de Bruno de Carvalho passou com 87,3% dos votos, a proposta de regulamento disciplinar teve 87,8% dos votos e a continuidade da direção teve 89,5% dos votos.

Os resultados foram apresentados por Jaime Marta Soares, presidente da assembleia-geral do clube, no pavilhão João Rocha perante 6400 sócios.

"Não leiam jornais, não vejam TV e comentadores fora"

No primeiro discurso após a contagem dos votos, Bruno de Carvalho deixou vários pedidos aos sócios.

“É a prova que temos um Sporting forte e vivo, que queremos um Sporting diferente, não há volta a dar agora. Que fique claro que não haverá grupos e grupinhos dentro do clube, há órgãos sociais que têm a honra dos servir”.

“Somos sportinguistas e provámos que a minoria silenciosa passou a ser a maioria ruidosa e isso é o Sporting. Vocês todos pediram para que fizesse alterações. Estou nessa disposição, mas para eu fazer as alterações que tenho de fazer: expor-me menos, ir menos ao Facebook, então os sportinguistas terão de se mobilizar no que é a militância e eu vou explicar o que é:

“Ponto 1: a partir de hoje não compramos nem mais um jornal desportivo. Ponto 2: não vejam nenhum canal português de televisão. Não estou a incluir a Sporting TV, claro. Assim a comunicação social vai encarar-nos de outra forma. Ponto 3: todos, mas todos os comentadores afetos ao Sporting abandonem de imediato os programas. Chega destes programas. Só assim podemos mudar, só assim podemos ser diferentes”.

Bruno de Carvalho acrescenta: “Hoje foi-nos acrescida ainda mais responsabilidade”.

"Dia histórico"

Já o presidente da assembleia geral do clube considerou que "foi um dia histórico, um dia importante na vida do Sporting”.

“Com fé e paixão clubística demos uma resposta aos que não estavam à espera de uma votação destas, em que todos os sócios puderam dizer o que lhes vai na alma, com uma elevação muito grande. Foi uma assembleia-geral em que passaram por este pavilhão cerca de 6 mil sócios, não foi uma assembleia geral qualquer. Depois desta maratona, foi com grande prazer que analisámos os números e fizemos as nossas leituras. Estou convencido que todos os que lá fora queriam que o Sporting não fosse capaz de ter esta elevação estão dececionados”.

Jaime Marta Soares refere que “o Sporting ganha a consolidação de uma liderança que, como hoje ficou demonstrado, é inquestionável. Poderá não gostar-se do estilo, mas o que conta é a dedicação que Bruno de Carvalho devota ao Sporting, com inteligência e competência. Um líder que um ano depois de umas eleições em que teve cerca de 86% veio perguntar aos sócios se queriam que continuasse com o seu projeto e atinge números maiores dos que teve anteriormente é uma coisa extraordinária. Bruno de Carvalho é um grande presidente do desporto em Portugal”.

À saída, os jornalistas foram insultados por alguns sócios do Sporting.

[atualizado às 21h58]