O processo de transferência de Rúben Semedo do Sporting para o Villarreal conheceu, nas últimas horas, uma série de controvérsias envolvendo os agentes envolvidos no negócio e o próprio presidente do Sporting, Bruno de Carvalho.

O empresário Cátio Baldé, representante oficial do defesa-central vendido pelos leões ao clube espanhol no último Verão, a troco de 14 milhões de euros, diz-se burlado pelo intermediário espanhol Jose Fouto, acusando-o de lhe dever dinheiro.

De acordo com as contas verde e brancas, foram pagos 1,4 milhões de euros em comissões - 10% do negócio. Valor esse que Cátio Baldé garantiu, ao Correio da Manhã, não ter recebido, revelando ainda que Fouto lhe terá confessado que parte do dinheiro - cerca de 700 mil euros - com Bruno de Carvalho.

Outro pormenor a ter em conta neste delicado processo: Cátio Baldé vendeu 50% do passe de Semedo à Buttonpath, empresa detida por Jose Fouto e que mediou o negócio entre Sporting e Villarreal.

Ora, Fouto, em comunicado emitido já na tarde desta sexta-feira, assegura que "nenhuma empresa" de que seja titular deve "qualquer valor monetário ao senhor Cátio Baldé", prometendo avançar com uma queixa-crime contra o representante de Rúben Semedo.

"As declarações deste senhor são completamente falsas e não é verdade que na transferência do jogador Rúben Semedo, ou de qualquer outro jogador, eu tenha um acordo, ou dividido qualquer quantidade de dinheiro com o presidente do Sporting Clube de Portugal, senhor Bruno de Carvalho, ou com qualquer director, ou funcionário do clube", assegura o espanhol.

"Por este motivo e face à gravidade das acusações e calúnias de que fui alvo e que reitero serem falsas, vou intentar um processo judicial ao senhor Catió Baldé nos tribunais competentes por difamação e calúnia", remata.

O caso surge precisamente numa altura em que Bruno de Carvalho tem vindo a ser acusado, por parte do ex-dirigente leonino Paulo Pereira Cristóvão, de alegadas irregularidades relativas às comissões da compra do passe do avançado japonês Junya Tanaka, entretanto já transferido de Alvalade.