Num campeonato disputado à pressa, Benfica e Porto caminharam ontem em sentidos diferentes nos dois jogos que prosseguiram a jornada 15.

Enquanto os portistas cumpriram a sua obrigação vencendo em Faro um adversário complicado que lhe deu luta até ao derradeiro minuto e acabou perdendo apenas pela diferença mínima, as águias voltaram aos seus voos rasteiros, e com isso cedendo um empate, em casa, frente ao Nacional, um resultado marcado também por uma exibição sem qualidade.

Do encontro da capital algarvia sobram poucos comentários: o desfecho é justo, a exibição da equipa nortenha revelou continuar de posse dos seus atributos, mas em certos momentos os jogadores de Sérgio Conceição tiveram momentos de desacerto, pondo-se a jeito para que o Farense pudesse chegar ao empate.

No Estádio da Luz, o Benfica repetiu às noites tristes que já se viram jornadas a fio.

O próprio Jorge Jesus reconhece as carências da equipa que comanda e a ausência de capacidade para concretizar as atuações que se exigem a um plantel tão valioso.

Animados por alguns jogos positivos, em especial aquele disputado no Dragão, os adeptos encarnados voltaram a ter boas razões para cair num desalento inesperado.

Hoje, para terminar a ronda, o Sporting tem uma deslocação difícil ao Estádio do Bessa, onde o espera uma equipa estranhamente colocada no último lugar da classificação, que em 14 jogos conta apenas uma vitória, contra o Benfica, por 3-0, e que possui um dos ataques menos realizadores da temporada, apenas 14 golos.

Só que é, por tradição, que nestes jogos acontecem as grandes surpresas.

E se quiserem manter o distanciamento de que usufruem nesta altura sobre a concorrência mais direta, os leões terão que entrar de juba alta no terreno das panteras.