A jornada do fim-de-semana da Taça de Portugal trouxe-nos algumas surpresas que merecem uma nota especial.

É verdade que são raras as eliminatórias da competição em que tal não acontece, mas porque a Taça é um espaço muito especial do nosso calendário futebolístico, não fica mal um destaque que traga à ribalta algumas colectividades que passam ano após remetidas ao mais incompreensível silêncio.

Para já, esse relevo vai direitinho sobretudo para o Farense, Caldas, Vilaverdense e Praiense, mas não pode passar sem uma referência especial a eliminação do Desportivo de Chaves pelo Santa Clara, o único que conseguiu apear uma equipa do escalão principal e por um resultado que não deixa dúvidas.

Bom será também não esquecer o Famalicão, o Vitória de Setúbal e o Portimonense, cujas actuações frente aos três grandes mereceram especiais elogios da crítica, não obstante todos terem ficado pelo caminho.

As suas exibições, especialmente a dos algarvios no estádio do Dragão, permitiram escrever uma página muito especial na história da segunda mais importante competição do futebol português.

Depois disto, permanecem na Taça de Portugal dezasseis equipas, sendo oito da primeira Liga, quatro da segunda, e mais quatro do campeonato de Portugal, sendo estas o Farense, Vilaverdense, Caldas e Cova da Piedade.

A próxima eliminatória está calendarizada para o próximo dia 13 de Dezembro, uma quarta-feira.