Em três jogos da Liga dos Campeões Europeus nem um só pontinho para ajudar o ranking do futebol português na escala estabelecida pela UEFA.

Na véspera, o F CPorto já perdera em Leipzig. Ontem, Benfica e Sporting seguiram-lhe o rasto, tendo assim ficado comprometida a presença de qualquer equipa portuguesa nos oitavos-de-final.

Reconhecia-se difícil a tarefa do Benfica: defrontar o Manchester United, mesmo no estádio da Luz, não permitia alimentar esperanças nas actuais circunstâncias. A equipa de José Mourinho tem qualidade muito acima da média, e está competição com o objectivo de a vencer, o que nunca foi o caso do campeão português.

Rui Vitória lançou temerariamente alguns jovens, mas ainda assim nem tudo correu mal por esse lado. O novo guarda-redes, não obstante o erro cometido e que proporcionou a vitória do UM, deixou boas indicações para o futuro, enquanto os demais não comprometeram.

E é neste ziguezaguear que o Benfica tem vindo a percorrer um complicado início de temporada sem se saber qual o desfecho que irá ter.

O Sporting repetiu as boas exibições que já conseguira no ano passado frente ao Real Madrid e Borússia de Dortmund, e este ano perante o Barcelona. Só que voltou a deparar-se com uma derrota, agora frente a uma Juventus contra a qual poderia ter feito melhor.

Além de que não fáceis de entender algumas decisões de Jorge Jesus relativamente às substituições que promoveu no jogo e das quais apenas colheu maus resultados.

No fim deste mês vai reatar-se a Champions com a realização da primeira jornada da segunda volta. O FCPorto receberá o Leipzig, o Sporting também jogará em casa para defrontar a Juventus, enquanto o Benfica terá de deslocar-se a Manchester.

Oxalá os resultados desse porvir não repitam aqueles que agora se registaram.