A Câmara de Viana do Castelo lançou, esta terça-feira, um fac-símile (reprodução semelhante ao original) para celebrar os 400 anos da 1.ª edição da obra “Vida de Dom Frei Bertolamev dos Martyres", datada de 1619, da autoria de Frei Luís de Sousa.

A apresentação do livro contou com a presença do bispo de Viana do Castelo. D. Anacleto Oliveira confidenciou que foi através deste “livro memorável” que, já como Bispo de Viana do Castelo, conheceu melhor a figura de Bartolomeu dos Mártires, pela qual rapidamente se “fascinou”.

Frei Bartolomeu dos Mártires viveu no século XVI e distinguiu-se pela sua relevante intervenção no Concílio de Trento, tendo ficado conhecido pelo seu cariz reivindicativo e simples.

A 23 de fevereiro de 1582 renunciou ao arcebispado e recolheu-se ao convento dominicano da Santa Cruz, também conhecido por Igreja de São Domingos, em Viana do Castelo, nascido por seu empenho em 1561 para favorecer os estudos eclesiásticos e a pregação.

Morreu nesse convento a 16 de julho de 1590, reconhecido e aclamado pelo povo como o "Arcebispo Santo", pai dos pobres e dos enfermos. O seu túmulo, situado no altar da Igreja de S. Domingos, é, por isso, ainda hoje venerado.

Em julho de 2001, o Papa João Paulo II reconheceu, o milagre proposto para a sua beatificação, ocorrida a 4 de novembro desse ano.