O Papa Francisco vai receber esta terça-feira o Presidente da República Francesa, Emmanuel Macron, no Vaticano, pelas 10h00 (menos uma hora em Lisboa), anunciou a Santa Sé.

Pelas 14h30 locais, Macron vai tomar posse do título de proto-cónego de honra do Capítulo da Basílica de São João de Latrão, em Roma, algo que não aconteceu com o seu predecessor, François Hollande.

A basílica papal e França mantêm uma ligação que remonta ao século XV, quando o rei Luís XI doou a São João de Latrão a abadia de Clairac e os seus rendimentos, decisão confirmada por Henrique IV em 1604. Em contrapartida, foi conferido ao chefe de Estado francês o título de “primeiro e único cónego honorário” (premier et unique chanoine d’honneur).

Anualmente, celebra-se em São João de Latrão uma Missa pelo bem e a prosperidade da França (Pro felici ac prospero statu Galliæ) a 13 de dezembro, dia do nascimento de Henrique IV.

Após a eleição de Macron, o Papa felicitou o novo Presidente da França, desejando respeito pela “grande diversidade” do seu país, bem como pela “sua herança espiritual marcada pela tradição cristã”.

A 18 de agosto de 2016, Francisco recebeu em privado o então Presidente francês, François Hollande, numa audiência privada marcada pelo assassinato do padre Jacques Hamel, às mãos de dois homens armados com facas que entraram na igreja de Saint-Etienne-du-Rouvray, nos arredores de Rouen, durante a celebração da Missa.