A Basílica da Santíssima Trindade vai acolher um recital de Andrea Bocelli em ação de graças pelo Centenário de Fátima. O tenor italiano atua a 13 de Maio, às 16h00, e o espetáculo terá entrada livre.

“Um ano depois de Fátima se ter despedido do Papa Francisco, após a canonização de Francisco e Jacinta Marto, momento que emocionou Portugal e o mundo cristão e selou as celebrações do Centenário das Aparições, o tenor italiano, um dos artistas mais apreciados em todo o mundo, visitará Fátima brindando os peregrinos com a sua música”, anunciou esta quinta-feira o gabinete de comunicação do Santuário.

O artista vai ser acompanhado pela pianista francesa Elisabeth Sombart e pela violinista ucraniana Anastasyia Petryshak, sob a já habitual direção musical de Carlo Bernini.

Entre o repertório, composto por 11 temas, está o Ave de Fátima, interpretado pela convidada especial, a fadista Ana Moura, naquele que “será um dos momentos mais altos deste recital, especialmente voltado para a interpretação de música sacra”, esclarece ainda o comunicado.

Bocelli vai interpretar Pietà, de Stradella; Sancta Maria, de Mascagni; Panis Angelicus, de Frank, Mission de Morricone; Ave Maria de Schubert, Agnus Dei, de Bizet, entre outras canções.

Considerado um dos melhores tenores de todos os tempos, Andrea Bocelli conseguiu fazer do bel canto um dos géneros mais ouvidos em todo o mundo. Com dez óperas gravadas e vários álbuns de música popular, tem mais de 90 milhões de discos vendidos em todo o mundo, já venceu cinco BRIT Awards e três Grammy Awards, para além de ter realizado vários concertos em espaços icónicos como o Santuário da Aparecida, no Brasil, ou a Praça de São Pedro, onde cantou Amazing Grace para o Papa Francisco, em 2015, durante o encontro que celebrou os 50 anos de ecumenismo na Igreja Católica. Em março de 2017 esteve em Lisboa no grande concerto comemorativo dos 80 anos da Renascença.

A entrada no recital de 13 de Maio, em Fátima, é gratuita, mas sujeita à reserva de um ingresso, através do site bocelli.fatima.pt.