O Papa Francisco quer que a Igreja descubra novas formas de evangelizar os índios da Amazónia e reflicta sobre os desafios ambientais que afectam aquela região do planeta.

Para o efeito, o Papa convocou este domingo, após a oração dos Angelus, uma assembleia especial do sínodo dos bispos para a região da pan-Amazónia, que terá lugar em Outubro de 2019.

“O objectivo principal desta convocatória é discernir novos caminhos para a evangelização desta porção do povo de Deus, sobretudo os indígenas, frequentemente esquecidos e sem perspectivas de um futuro sereno, bem como as causas da crise da floresta amazónica, pulmão da maior importância para o nosso planeta”, disse Francisco.

O Papa explicou que a iniciativa é uma resposta aos pedidos de algumas conferências episcopais da América Latina, “bem como vozes de diversos pastores e fiéis de outras partes do mundo” e pediu a intercessão dos novos santos, canonizados numa missa que antecedeu a oração do Angelus, incluindo vários que foram martirizados no Brasil.

Entre os novos santos inclui-se o português Ambrósio Francisco Ferro, morto por soldados holandeses que perseguiam católicos.