D. António Francisco dos Santos vai ser sepultado esta quarta-feira numa cripta na capela de São Vicente, nos claustros da Sé do Porto.

“É uma tradição de muitas dioceses ter a sepultura dos bispos na catedral quando é possível, há algum tempo não era possível”, disse o padre Joaquim Santos, mestre de cerimónias da Catedral do Porto, em declarações à Ecclesia.

O sacerdote afirmou que o bispo do Porto, que faleceu na segunda-feira, aos 69 anos,, “de algum modo, tinha manifestado essa abertura e vontade”.

Segundo o sacerdote, tornou-se possível sepultar os bispos da diocese na Catedral do Porto desde a abertura de uma cripta na capela de São Vicente, nos claustros da Sé, e revela que já foram “transladados os restos mortais de D. Armindo Lopes Coelho e D. Agostinho de Jesus e Sousa”.

D. António Francisco dos Santos, bispo do Porto, faleceu esta segunda-feira aos 69 anos, na Casa Episcopal da diocese

O corpo do falecido bispo está esta terça-feira em câmara ardente, com a Sé aberta até às 24h00 e esta quarta-feira, das 09h00 até à celebração exequial, pelas 15h00.

Às 9h30 vão-se recitar as laudes e, de tarde, toda a celebração é na Sé, até à última encomendação, no Terreiro da Sé, e despedida. No Terreiro da Sé haverá ecrãs onde será feita a transmissão em vídeo de toda a cerimónia.

A catedral encerra às 10h30 e os seus claustros abrem às 14h00.

Durante a eucaristia, o corpo de D. António Francisco dos Santos vai ficar voltado para a assembleia reunida, como “ficam sempre os ministros ordenados, os sacerdotes”, uma vez que é a sua postura durante a liturgia.

“Na morte é tradicional ficar exactamente na mesma posição. Tal como os fiéis ficam ao contrário voltados para o altar”, explica o sacerdote.

O caixão está colocado sobre o chão simbolizando um momento “em que volta à terra”, como indica o cerimonial dos bispos.

“É bom lembrar que aquele é o lugar da prostração no lugar da ordenação presbiteral, episcopal, o lugar onde o futuro sacerdote, o futuro bispo, se prostram durante as ladainhas”, contextualiza ainda o padre Joaquim Santos.

A diocese nortenha convida as comunidades cristãs a “promoverem momentos de oração de sufrágio por D. António Francisco dos Santos” e o toque dos sinos às 15h00 desta quarta-feira.