O Papa disse esta terça-feira que não acredita que a proibição da ordenação de mulheres pela Igreja Católica venha a ser alterada no futuro. A agência Reuters define esta declaração como uma das mais definitivas feitas por Francisco sobre este tema.

O Santo Padre falava a bordo do avião que o transporta de regresso a Roma vindo da Suécia, durante a tradicional conferência de imprensa.

O assunto veio à baila, depois de uma repórter sueca referir que quem recebeu o Papa na Suécia foi a líder da Igreja Luterana que é uma mulher. E perguntou a Francisco se no future o mesmo poderia acontecer com a Igreja Católica nas próximas décadas.

“O Papa João Paulo II foi claro quando falou sobre este assunto, e o que ele disse mantém-se”, referiu o Papa.

Francisco referia-se a um documento datado de 1994 escrito pelo Papa João Paulo II que fechava a porta à ordenação de mulheres.

A jornalista perguntou se “para sempre, é para sempre?”. Francisco respondeu que se se ler com cuidado os escritos de João Paulo II é esse o sentido das suas palavras.

Esta não é a primeira vez que Francisco diz que a porta da ordenação das mulheres está fechada. Mas os defensores de que as mulheres também possam ser padres mantêm a esperança de que a posição da Igreja mude, sobretudo devido à falta de padres em todo o mundo.

A Igreja Católica defende que apenas os homens podem ser padres, porque Jesus apenas escolheu apenas elementos do sexo masculino para apóstolos.