O Papa Francisco expressou "horror" perante o "ódio sem sentido" do atirador que matou 50 pessoas num clube nocturno em Orlando, no estado norte-americano da Florida.

"O terrível massacre que ocorreu em Orlando, que fez muitas vítimas inocentes, suscitou no Papa Francisco e em cada um de nós sentimentos muito profundos de horror e de condenação, de dor, de perturbação perante mais esta manifestação de uma loucura assassina e de um ódio sem sentido", declarou o seu porta-voz, o padre Federico Lombardi.

"Desejamos todos que as causas deste ato de violência horrível e absurdo, que perturba profundamente o desejo de paz do povo americano e de toda a humanidade, possam ser determinadas e combatidas eficazmente e o mais rapidamente possível", acrescentou.

As televisões norte-americanas NBC e CNN noticiaram que o autor do massacre prestou juramento ao grupo extremista Estado Islâmico imediatamente antes de abrir fogo sobre as pessoas do clube nocturno, muito frequentado por homossexuais, e fazer 50 mortos e 53 feridos, numa chamada telefónica feita para o número de emergência 911.