“Viver a Eucaristia, fonte de Misericórdia” é o tema do Congresso Eucarístico Nacional, que se realiza de 10 a 12 de Junho de 2016, em Fátima. O objectivo é tornar actual a centralidade de Cristo na vida dos cristãos, com especial enfoque na misericórdia de Deus.

Os congressos eucarísticos nasceram na segunda metade do século XIX em França, baseados na centralidade e importância da adoração eucarística. O primeiro congresso internacional realizou-se em 1881, na cidade de Lille e teve a bênção do Papa Leão XIII, com o tema: “A Eucaristia salva o mundo”. Desde então estes congressos mundiais têm-se espalhado pelos cinco continentes e, após o Concílio Vaticano II, com uma vertente de actualidade, em diálogo com o mundo contemporâneo.

A nível nacional, a iniciativa depende dos episcopados locais. Em Portugal, é a quarta vez que se realiza uma iniciativa destas. Os congressos anteriores ocorreram sempre em Braga, em 1924, 1974 e 1999. Desta vez, com o centenário das aparições no horizonte, o local escolhido é Fátima. Além da relação dos pastorinhos com a Eucaristia, o tema do congresso nacional também se enquadra no Ano Jubilar da Misericórdia.

Promovido pela Conferência Episcopal Portuguesa, em parceria com o Secretariado Nacional do Apostolado da Oração e o Santuário de Fátima, esta iniciativa decorre no Centro Paulo VI e destina-se, sobretudo, a sacerdotes, diáconos, leigos e membros de institutos de vida consagrada empenhados na vida pastoral.

As intervenções principais estão a cargo do cardeal brasileiro D. João Braz de Aviz, prefeito da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica, do arcebispo italiano D. Piero Marini, presidente do Comité Pontifício para os Congressos Eucarísticos Internacionais, de D. António Couto, bispo de Lamego, da irmã Ângela Coelho, postuladora da Causa de Canonização dos Pastorinhos de Fátima, de José Eduardo Borges de Pinho, da Universidade Católica Portuguesa, e do padre Francisco Couto, reitor do Santuário de Nossa Senhora da Conceição de Vila Viçosa.

Além das conferências, celebra-se a missa inaugural, inserida na Peregrinação Nacional das Crianças a Fátima, a 10 de Junho, e a missa conclusiva, na véspera da peregrinação aniversária de 13 de Junho.