Está na estrada mais uma operação “Peregrinação Segura” da GNR, este ano com uma novidade. Os peregrinos são convidados a revelar os dados relativos à sua viagem – como datas, horários e itinerários - para que as patrulhas da GNR se possam adaptar de forma mais eficaz.

O major Marco Cruz diz que é muito importante que os peregrinos preencham esse formulário. De resto, o porta-voz da GNR deixa os habituais conselhos para quem faz a viagem até Fatima a pé. “O primeiro conselho é não utilizar vias que sejam proibidas aos peões, a segunda regra é a utilização dos coletes retro-reflectores que devem ser usados, quer durante o dia, quer, sobretudo, durante a noite. O trajecto deve ser sempre na berma no lado contrário ao sentido do trânsito. Para os condutores pede-se que redobrem a sua atenção e reduzam a velocidade”.

Na estrada, a GNR vai posicionar-se nos pontos mais críticos e de maior dificuldade para os peregrinos.

“O nosso dispositivo vai estar projectado nestas duas dimensões: vamos ter militares no terreno colocados em pontos críticos (curvas, entroncamentos, cruzamentos) e também serão esses militares complementados por patrulhas automóvel a acalmar o trânsito”, acrescenta o major Cruz.

A operação “Peregrinação segura” começou esta quarta-feira e vai prolongar-se até 13 de Maio.