O México têm que combater os flagelos da corrupção e do tráfico de droga, apelou o Papa Francisco numa mensagem divulgada a poucos dias de iniciar uma visita ao país.

No vídeo dirigido ao povo mexicano, o Sumo Pontífice afirma que “o México da violência, da corrupção, do tráfico de droga, dos cartéis, não é o México que a nossa Mãe quer”, uma referência a Nossa Senhora de Guadalupe, a padroeiro do país.

“Não quero encobrir nada, pelo contrário. Peço-vos que lutem, todos os dias, contra a corrupção, o tráfico [de droga], a guerra, as divisões, o crime organizado, o tráfico de seres humanos”, disse o Papa em resposta a perguntas colocadas pelos fieis.

Francisco não vai ao México como “Rei Mago, carregado de coisas para levar”, mas como um “peregrino” que pretende “ir buscar a riqueza da fé” que o povo mexicano possuiu.

“Vou com o coração aberto para ser preenchido com tudo aquilo que vocês me puderem dar”, sublinhou.

A visita de Francisco ao México começa a 12 de Fevereiro e termina a 17. Durante cinco dias, o Papa vai passar por algumas das regiões mais problemáticas.

O Bispo de Roma vai celebrar missa numa comunidade indígena em Chiapas, um dos estados mais pobres do país; tem um encontro marcado com jovens em Morelia, capital do estado de Michoacan, devastado pela violência; e termina a visita com uma grande missa em Ciudad Juarez, uma das cidades mais violentas do mundo.

O México é um país assolado por corrupção endémica e violência dos cartéis de droga, que matou mais de 100 mil pessoas na última década.