Veja também:


Fernando Negrão admite que o PSD pode votar contra a iniciativa legislativa de cidadãos que pede a contagem integral do tempo de carreira dos professores.

O líder parlamentar social-democrata diz que, caso o Governo “seja convincente” ao explicar o condicionamento orçamental que não permite pagar a totalidade do tempo aos docentes, pode votar ao lado do executivo.

“O PSD aguarda informações do Governo, porque o Governo diz que não há dinheiro. O que o PSD diz é que, se esta é uma situação extraordinária, o Governo tem que explicar e depois explicar porque é que se chegou a esta situação extraordinária, se não tem a ver com a política de austeridade que o Governo tem aplicado ao país nos últimos anos. Depois, pedir desculpa aos professores e voltar à mesa das negociações”, disse o líder da bancada social-democrata.

E o PSD pode votar contra? “Se a explicação for convincente, isso pode acontecer. O PSD nunca faria esta promessa se soubesse que não tinha meios financeiros para fazer o pagamento”, respondeu Fernando Negrão.

Fernando Negrão falava aos jornalistas no final de uma visita aos Bombeiros Voluntários da Guarda, no âmbito das jornadas parlamentares do PSD.

A iniciativa de cidadãos juntou as 20 mil assinaturas necessárias para se tornar projeto de lei, mas só deverá ser debatida e votada na próxima sessão legislativa.

O PSD parece, no entanto, estar a mudar de posição em relação às pretensões dos sindicatos de professores. Ainda na semana passada, o vice-presidente do partido, David Justino, dizia em entrevista à Renascença que o tempo devia ser contado integralmente.