O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, vai receber esta sexta-feira o líder o PSD, Pedro Passos Coelho, às 15h30, no Palácio de Belém. O tema da conversa, que foi pedida por Passos, será a tragédia de Pedrógão Grande, sabe a Renascença.

Esta audiência foi divulgada na página da Presidência da República, como acréscimo à agenda do chefe de Estado.

Na terça-feira, em Bruxelas, Passos Coelho propôs a criação de uma comissão técnica independente que começasse a trabalhar "tão depressa quanto possível" para dar "todas as explicações" aos portugueses sobre as consequências do incêndio que deflagrou em Pedrógão Grande.

O Governo mostrou "total abertura" à criação dessa comissão.

Na segunda-feira, o presidente do PSD deslocou-se à sede da Autoridade Nacional de ProteCção Civil (ANPC) e considerou que não se podia "desdramatizar a situação" e que "as pessoas quererão saber, têm o direito a saber, a explicação para que isto tivesse acontecido".

Referindo que era cedo para se fazer "uma avaliação de natureza política", Passos Coelho advertiu que esse momento chegaria, e afirmou: "No dia em que for necessário dar uma resposta política adequada a esta matéria, cá estarei também. Mas penso que há outros antes de mim que têm de dizer alguma coisa".