A sua campanha foi de “one man show” e o próprio gostava e gosta de dizer que fez campanha sozinho, sem necessidade de uma máquina partidária ou profissional a acompanhá-lo. Mas, passado um ano da sua eleição como Presidente da República e para celebrar essa data, Marcelo Rebelo de Sousa vai receber cerca de duas dezenas de dirigentes do PSD no Palácio de Belém.

O Presidente da República decidiu assinalar o primeiro aniversário da sua eleição e convidou todos os seus mandatários e directores de campanha para uma recepção no Palácio de Belém no dia 24, terça-feira, pelas 18h30. No convite, a que a Renascença teve acesso, os mandatários são convidados também para um jantar, que vai ter lugar na Messe da Força Aérea, em Monsanto.

A recepção no Palácio de Belém vai incluir um discurso do Presidente que será aberto à comunicação social. A lista de mandatários, coordenadores de campanha e directores tem mais de 20 nomes mais ou menos desconhecidos, mas todos eles com cargos nas distritais do PSD. Uma circunstância e uma recepção que estão a gerar grande contentamento nas estruturas locais do PSD, que vêem neste acto o reconhecimento pela forma como se envolveram na campanha eleitoral. Apesar de Marcelo Rebelo de sousa sempre ter sublinhado que era uma campanha sem partidos, eles estavam no terreno e a prova é que entre coordenadores e directores de campanha havia elementos de todas das distritais do PSD.

Além da recepção e do jantar no próprio dia em que passa um ano das eleições, Marcelo Rebelo de Sousa assinala o primeiro ano de Presidente eleito com a sua primeira entrevista televisiva como chefe de Estado. A entrevista vai ser dada à SIC e será transmitida no Jornal da Noite de Domingo.

A entrevista do Presidente, que terá entre 30 e 40 minutos, obrigou a uma alteração na programação normal da SIC: o comentário de Marques Mendes, habitual aos domingos, esta semana será feito ao sábado. Uma gestão justificada pela SIC com razões de gestão de tempos, mas que acaba por evitar a situação muito pouco protocolar de a SIC ter uma entrevista com o Presidente e esta ser a seguir comentada por um conselheiro de Estado, sendo ambos igualmente ex-presidentes do PSD.

Marcelo Rebelo de Sousa venceu as eleições presidenciais de 24 de Janeiro de 2016 logo à primeira volta com 52% dos votos. Em segundo lugar ficou António Sampaio da Nóvoa, antigo reitor da Universidade de Lisboa, com 22,8% e em terceiro lugar a eurodeputada do Bloco de Esquerda Marisa Matias com 10,1%. Maria de Belém Roseira, ex-deputada e ex-presidente do PS, ficou em quarto lugar, com 4,2%, seguida do candidato comunista, Edgar Silva, com 3,9%.